5km/10km/16km/21km/42km195m
Marcos Almeida 10/12/2011 06:14

Na área pedagógica, existe um caminho que nos direciona para a ação de ensinar. Nos mostra que devemos sempre, independente do caso e situação, caminhar no sentido deste ato que é extremamente útil quando se busca o progresso do "ser que se move".

Este caminho é a progressão pedagógica sinalizando em todo o processo ensino-aprendizagem para uma abordagem sempre progressiva, do mais fácil para o mais difícil ou como falam os americanos, "step by step".

Desenvolvo esta introdução tentando fazer uma analogia com o mundo da corrida, onde, devido a esta moda de virar corredor - tenho a certeza que não vai ser passageira - estamos diante, enquanto assessores esportivos, há uma grande demanda de novos corredores querendo participar de  provas cada vez mais longas e sem o devido lastro físico e psicológico (adaptações do organismo proporcionada pelo tempo de treinamento).

Tenho presenciado novos corredores que com apenas 7 meses desta prática, envolvidos numa prova de 42km 195m. Acho, ou melhor, tenho a certeza que a nível fisiológico é muito intenso com este pouquíssimo tempo de prática e experiência motora.

Proponho como solução, talvez utópica ou não, um maior comprometimento por parte dos organizadores e assessores esportivos num novo modelo de exigência.

Seguindo a introdução deste e com a dita Progressão Pedagógica, seria: para se poder participar de provas de 10km, exigência prévia dos 5km. 16km, exigência dos 10km. Para os 21km, 15km ou 16km. E para a maratona, a mais nobre prova do atletismo, a exigência fundamental de 2 a 3 meias maratonas.

É bom deixar claro que nesta proposta vai se estar pensando nas assessorias como principalmente nos corredores e em sua respectiva segurança.

Através de boas experiências em qualquer âmbito da vida e com a devida prudência na atividade desenvolvida, a possibilidade de continuidade aumenta e muito.

Utópico? Possível? Está levantada a questão.

Bons treinos, emoções e muitos km de vida!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Marcos Almeida

    [email protected]

    Marcos Almeida é assessor esportivo, especialista em Ciência da Musculação e mestre em Ciência da Motricidade Humana.

    BLOGS - MAIS LIDAS