Ser Motriz
Marcos Almeida 05/12/2011 05:52

O homem é e sempre foi um ser motriz, um ser em movimento. Imagina nossos antepassados (vamos buscar bem longe este parentesco, mas precisamente nas cavernas e florestas) em busca de comida, proteção para si e seus entes, enfim, ou ele comia ou seria a refeição do dia. Como ele conseguiu esta proeza, que foi a sua sobrevivência? Com o controle remoto sentado numa confortável poltrona e comida em abundância, com armas a laser ou com a simplicidade do tacape, armadilhas e pedras? Sabemos que esta última é a verdadeira, felizmente, pois fomos talhados através dos tempos para o movimento, para a locomoção, para a busca do melhor ambiente de caça, pesca, moradia, e porque não, conquistas (territorial e amorosa), liderança e realização.

Temos uma grande responsabilidade como Profissionais da área de saúde, mas especificamente da área Motora, em dar novamente ao homem dito moderno a sua motricidade de volta, melhorando como diz um amigo, "a sua capacidade de sobrevivência".

Vejamos, então, o que reconquistaremos: saúde, funcionalidade, melhor auto-estima e de bônus melhores cognições cerebrais. Quer mais? Bons relacionamentos, contato com a natureza e por aí vai. Qual a atividade que recomendo? Aquela que lhe dá mais prazer. Gostaria que eu fosse mais específico e com uma bela dica? Claro, sem dúvida nenhuma a corrida.

Adaptando a frase clássica do Poetinha, "que me desculpem os outros esportes, mas a corrida é fundamental".

Então, vamos honrar nossos antepassados que tanto se locomoveram pela nossa sobrevivência como orgulhar o nosso presente com conquistas, prazer e saúde em abundância.

O que está faltando? Motivação? Agora ficou mais fácil.

Bons treinos e emoções!

Marcos Wellington Sales de Almeida

Mestre em Ciência da Motricidade Humana

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Marcos Almeida

    [email protected]

    Marcos Almeida é assessor esportivo, especialista em Ciência da Musculação e mestre em Ciência da Motricidade Humana.

    BLOGS - MAIS LIDAS