Vc sabe de Como Surgiu a Imagem do Papai Noel ?
diomarcelo 24/12/2011 13:20
Sabemos que a figura de Papai Noel surgiu a partir da imagem de São Nicolau, tudo bem bem que até as primeiras décadas do século xix, até então o que se ilustrava do santo nada tinha haver com que conhecemos do bom velhinho do nosso tempo, rsrsrs, bem a coisa começou a mudar quando Clark Moore 1823 fez o poema “A visita de São Nicolau” descrevendo em forma de fábula a noite de natal, aproximadamente 40 anos depois o chargista politico americano Thomas Nast, faz uma ilustração baseado no poema, que vai determinar referêncial que temos do Papai Noel, que é um sujeito barbudo e simpático, com uma silhueta bem redondinha com figurino vermelho e folgado, gorro e tal, tudo bem que no inicio ele tinha um cachimbo meio estranho, rsrrsrs. Tenho certeza que muitos achavam que a figura do Papai Noel surgiu com as ilustrações de Norman Rockwell fez para Coca-Cola, pois é a coisa foi bem antes, depois das imagens de Nast , o gordinho simpático do Natal já foi garoto propaganda de tudo, pasmem até de cigarros!!!

São Nicolau

Poema de Clement Clarck Moore ( tradução +-)

Era véspera de Natal, e a casa dormia Nem mesmo um camundongo por ela se movia As meias, na chaminé, esperavam, de leve Que São Nicolau chegasse em breve As crianças dormiam entre quentes cobertas Sonhando com os doces que viriam na certa E eu e a mamãe, de lenço e boné Ressonávamos tranqüilos, noite afora até Que um estrondo lá fora chamasse a atenção. Levantei-me para ver qual era a confusão. Como um relâmpago corri para a janela Abri as persianas, a cortina que velai a Lua que reluzia sobre a neve recente Iluminava a cena como um sol nascente E diante dos meus olhos surgiram, repentinos, Oito renas minúsculas e um trenó pequenino Com um velho à rédea, feliz e com pique Logo tive a certeza de que era São Nick Rápido como uma águia, o trenó voava E ele, entre assobios, cada rena chamava “Vamos Dasher, vamos Dancer, vamos Prancer e Vixen! Vamos Comet, vamos Cupid, vamos Donner e Blitzen! Por sobre a varanda e por sobre o telhado! Voando, voando, por todos os lados!” E como folhas secas ao vento do furacão Que não respeitam barreira à sua ascensão As renas voavam casa acima, pelo céu Puxando o trenó, brinquedos e Noel E depois eu ouvi, por sobre o telhado Os cascos se movendo em tom ritmado E quando fechei a janela e me virei para olhar Da chaminé percebi São Nicolau saltar Vestido de peles, dos pés à cabeça Coberto de pó e de fuligem espessa Ele trazia às costas brinquedos variados Como um vendedor chegando ao mercado Seus olhos brilhavam, e seu rosto sorria Na face rosada o nariz reluzia Sua boca se abriu em um sorriso breve E a barba em seu queixo era branca como a neve O homem trazia um cachimbo entre os dentes E a fumaça cercava seu rosto sorridente Seu rosto pequeno e barriga arredondada Se moviam como gelatina quando ele dava risada! Tão gorducho e redondo, o alegre pequenino Que sorri sem nem notar, ao vê-lo, ladino, Me fazer um sinal, uma leve piscada, Indicando situação nada arriscada E sem uma palavra ele fez seu trabalho, Enchendo as meias, e girando no assoalho Ergueu um dedo em sinal de despedida E pela chaminé procurou a saída Saltou ao trenó, com um forte assobio, E saíram aos ares com um rodopio Mas o ouvi exclamar, no momento final “Meu boa noite a todos, e um feliz natal”.  

Papai Noel , ilustração  de 1863 de Thomas Nast, daí pra frente a coisa só foi se daptando as contemporâneidades, hoje ele tem músculos sarados, anda de moto, fala gírias, deixou as companhias das renas para curtir a ltas gatas, rsrsrsrs!!!!

Ilustração de Norman Rockwell

 

Propaganda de cigarros da primeira metade do século Passado

Papai Noel da atualidade

 

Essa prpopaganda da LG é muito legal

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=GLqnnZuXjQg[/youtube]

 

segue alguns sites do assunto acima

http://www.nyise.org/moore/

http://www.thomasnast.com/

http://www.nrm.org/

http://www.msgr.ca/msgr-2/norman_rockwell_santa_gallery.htm

http://www.thecoca-colacompany.com/heritage/cokelore_santa.html

http://epocasaopaulo.globo.com/cultura/propagandas-de-cigarro-antigas-mostram-papai-noel-e-ronald-reagan-fumando/

 

 

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Diomarcelo Pessanha

    [email protected]

    BLOGS - MAIS LIDAS