Ponto Final
28/11/2011 18:23

Descoberta

A Petrobras deverá anunciar até o final de dezembro uma grande descoberta de petróleo exatamente nos limites de São João da Barra, que vai sendo abençoada com muitas expectativas na área econômica. Em termos de logística estratégica, o município vai se colocando muito bem, e passa a chamar a atenção de investidores de diversas áreas.

O ministro

Se a presidente Dilma Rousseff não se posiciona, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, já mandou o recado: disse que os estados e municípios não produtores de petróleo devem ser mais humildes nesta questão do rateio dos royalties, sem a pretensão de ficar em pé de igualdade com os estados e municípios produtores. Já é um bom indicador sobre o que o Planalto pensa a respeito da questão.

Manifestação

Mas parece que os estados e municípios não produtores estão mesmo de olho grande nos royalties dos outros. A Associação Brasileira dos Municípios está preparando uma grande manifestação, em Brasília, para exigir que seja aprovada a lei que divide as indenizações de forma igualitária para todos. O manifesto ainda não tem data para ser realizado.

Fato novo

O vazamento de petróleo no Campo de Frade, na Bacia de Campos, em condições semelhantes — não em quantidade, mas em causa — ao do Golfo do México, veio embasar os argumentos de que os royalties são mesmos devidos aos estados e municípios produtores, em razão do alto risco da atividade de exploração de petróleo. É o que determina a Constituição que está em vigor no país e não pode ser ignorada.

Rio-Campos

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, candidato à reeleição no ano que vem, pelo PMDB, vai enfrentar nas urnas Rodrigo Maia, do DEM, filho do ex-prefeito César Maia. Rodrigo vai obviamente contar com o apoio integral da família Garotinho. Existe a possibilidade de a deputada Clarissa compor a chapa como vice. Em 2012, teremos eleições cheias de contornos, tanto no Rio, como em Campos. O negócio é aguardar os fatos.

Caju

Voltando a falar de São João da Barra, o município quer retomar a posição de maior produtor de caju do estado do Rio de Janeiro. Nos últimos 15 anos, uma praga chamada de mosca branca reduziu em mais de 90% a produção do município. Mas agora, com a praga controlada, São João da Barra quer voltar a produzir a fruta em larga escala. A expectativa é grande no meio rural.

Azul

A empresa de aviação Azul voltou a mostrar grande interesse em estabelecer linhas regulares para o Rio no aeroporto Bartolomeu Lisandro, em Campos. Essa é uma questão que vem se arrastando há muito tempo, e aparentemente é de difícil compreensão, uma vez que existe capacidade instalada e uma demanda a ser atendida. O entrave não se justifica.

Futuro do futebol

As diretorias do Americano, Goytacaz e Rio Branco estão agendando uma reunião para discutir o futuro do futebol campista. Não se fala em fusão em nenhuma hipótese, mas os dirigentes concluíram que é preciso definir uma estratégia comum, pois o futebol de Campos, que já foi a primeira força no interior do estado, está perdendo terreno.

Bandeira 2

Ainda não se sabe se os táxis de Campos vão rodar com bandeira 2 em tempo integral em dezembro, como forma de 13º salário para os taxistas. É mais provável que não, a exemplo de anos anteriores. Fato é que a praça não anda muito boa, e qualquer reajuste pode espantar uma clientela, que está adquirindo o hábito de andar de táxi.

 

Aluysio Cardoso Barbosa - [email protected]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    BLOGS - MAIS LIDAS