Quadro assustador
João Noronha 09/11/2011 08:00
[caption id="attachment_9757" align="aligncenter" width="300" caption="O estado deplorável de conservação da piscina grande do clube (Divulgação)"][/caption]

A leitora e veranista de Atafona, Maria Amélia Boynard, encaminhou ao blog, fotos tiradas ontem que denunciam como a saúde da população é levada “a sério” no município. As piscinas do Praia Clube há pouquíssimos metros de sua casa se ainda não viraram estão muito próximas de se transformar num grande criadouro do mosquito da dengue. Enquanto as autoridades estaduais e regionais chamam atenção para a possibilidade de uma epidemia no próximo verão, os mutirões parecem não estar surtindo o efeito esperado. Também pudera! Os guardas de endemia, fumacês e ultraleves teriam desaparecido, segundo populares. A leitora lembra que foi vítima pela terceira vez dos aedes aegypti, que vivem tranquilos, fortes e bem criados, não só em Atafona, como também em Chapéu de Sol e Grussaí, com pisicinas particulares que deveriam ser interditadas judicialmente e os proprietários enquadrados nos rigores da lei.

Atualizado em 09/11/11 - 9h15

O Núcleo de Controle de Zoonoses (NCZ), da secretaria municipal de Saúde informou há pouco, que as piscinas do Atafona Praia Clube receberam tilápias, para evitar a proliferação de mosquitos. Em contato por telefone com o blog, a coordenadora Vera Cardoso de Mello disse ainda que, esta foi a solução encontrada, para resolver o problema. Acrescentou que as equipes estão nas ruas e os mutirões continuam sendo realizados em todo o município, que não tem registrado índices de infestação do aedes aegypti nos últimos meses.

Atualizado - 09/11/11 - 19h

Quando o Centro de Referência da Dengue (CRD), em Campos confirmou no dia 12 de maio 2010, que além dos 19 casos de dengue em São João da Barra,  mais três positivos tinham sido constatados em Atafona, a coordenadora do Núcleo de Controle de Zoonoses (NCZ), da secretaria municipal de Saúde, Vera Cardoso de Mello disse na época, que a informação do blog não procedia, mas o Vento Nordeste optou pelo CRD por ser o órgão centralizador das vítimas e acertou, postando as duas versões apresentadas, tanto do CRD quanto do NCZ. Hoje, o blog publicou fotos tiradas ontem em duas piscinas do Atafona Praia Clube por uma leitora e veranista, e a coordenadora mais uma vez pediu que corrigisse a informação veiculada. Sem desmerecer a nossa fonte, o fizemos por desconhecer que existiam tilápias no local, e até mesmo por não termos autorização para entrar no clube, fechado para o público. Mas, o blog não deixará de publicar as poças d'água com o esvaziamento das piscinas de particulares, muito bem lembradas aqui hoje nos comentários dos nossos leitores — e que o NCZ não deve ter conhecimento — e reportará os pontos de alagamento, principalmente nos finais de semana e no verão, cobrando ações imediatas, porque somos cidadãos e pagamos impostos. Como há preocupação generalizada da população com a entrada de dois novos sorotipos este ano no País, a coordenadora poderia comandar pessoalmente uma brigada contra a dengue, verificando e punindo os (ir) responsáveis. Do jeito que está é que não pode continuar!

[caption id="attachment_9758" align="aligncenter" width="300" caption="A piscina menor também com o acúmulo de água estagnada (Divulgação)"][/caption]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    BLOGS - MAIS LIDAS