Faltam 3 dias para TV digital chegar a Campos
Christiano 08/11/2011 20:04

InterTvNa próxima sexta-feira Campos terá a primeira transmissão televisiva digital no interior do Rio de Janeiro. Os milhares de telespectadores da InterTV Planície, afiliada Globo na região, poderão sintonizar seus aparelhos na nova tecnologia que chega trazendo uma revolução na qualidade de imagem e áudio, oferecendo mais comodidade ao público.

A InterTv Planície é líder de audiência em todos os horários e investiu R$ 6 milhões para sair na frente também na transmissão digital em sua área de cobertura. Das três emissoras da Rede InterTv no estado do Rio, a Planície será a primeira a estrear a tecnologia.

No novo formato, a nitidez é muito superior. Não há chuviscos, interferências na imagem e nem ruídos. O áudio será estéreo e 5.1, com 16 canais, contra apenas um atualmente. A qualidade será igual à de DVD. Será possível assistir a vários conteúdos já produzidos em HDTV (alta definição) pela Globo, como novelas, minisséries, Globo Repórter, entre outros.

Além de um sinal melhor, o telespectador ganha mais conforto. Haverá recursos como SAP 5.1, que permitirá assistir a filmes no idioma original de gravação, e futuramente áudio descrição, com uma narração das cenas para deficientes visuais.

Outro enorme avanço é a mobilidade, já que com o sinal digital a programação da InterTv Planície poderá ser assistida em tablets, computadores e celulares, com uma qualidade nunca antes imaginada.

Como assistir?

Para desfrutar da nova tecnologia, o telespectador precisa ter um televisor adaptado para receber o sinal digital, com a utilização de um conversor. A maior parte das televisões novas, de tela plana, já possui um conversor embutido. Caso o aparelho de TV não tenha, será necessária a compra de um conversor externo.

Todas as televisões mais antigas, aquelas “gordinhas”, de tubo, necessitarão do acessório. É possível encontrar conversores nas lojas a partir de R$ 200,00. Por enquanto, o novo sinal estará disponível apenas em Campos. Outras cidades do norte e do noroeste ainda receberão a tecnologia.

Quem não tiver uma TV moderna ou mesmo disponibilidade para a compra de um conversor não ficará sem assistir à programação da emissora. Pelo menos até 2016 o sinal atual, analógico, continuará no ar. O canal 8 continua sendo da InterTv Planície, tanto para quem for sintonizar no analógico, como para quem for já desfrutar da transmissão digital.

Um evento às 18h00, no Parthenon, no dia 11, marcará o início da transmissão digital.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Christiano Abreu Barbosa

    [email protected]

    BLOGS - MAIS LIDAS