Aeromóvel em Porto Alegre
bethlandim 03/11/2011 10:29

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=_zGYTgt19PI&feature=related[/youtube]Foi iniciada em agosto a construção do aeromóvel de Porto Alegre, que ligará a Estação Aeroporto da Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre  ao Terminal 1 do Aeroporto Internacional Salgado Filho. O trajeto, de 998 m, tem percurso estimado em 90 segundos.

Ao todo, 47 pilares de concreto pré-moldado de aproximadamente 12 t sustentarão as vigas a 5 m de altura. A estação da Trensurb terá 253,95 m² e a do aeroporto, 491,1 m². Ambas  construídas em uma estrutura independente da via elevada.

A estrutura de fixação da cobertura e os fechamentos laterais serão em aço e vidro.

O projeto de implantação do Sistema APM Aeromóvel, para conexão da Estação Aeroporto da TRENSURB ao Terminal Novo do Aeroporto Internacional Salgado Filho, tem por finalidade aumentar a capilaridade do sistema metroviário da Região Metropolitana de Porto Alegre, e como conseqüência, elevar a taxa de ocupação dos carros do metrô utilizando uma tecnologia nacional inovadora. Além de unir operacionalmente uma estação do metrô ao terminal aeroportuário, servirá como projeto-piloto, que poderá vir a ser implementando junto a outros sistemas metroviários do País com a finalidade de incrementar a mobilidade urbana e de incentivar a redução do uso de veículos automotores.

O Aeromóvel é um meio de transporte automatizado em via elevada de concepção inteiramente nacional.

O sistema de transporte via aeromóvel oferece ainda aos passageiros:

 

Tecnologia "limpa": o uso de motores elétricos elimina qualquer emissão de poluentes gasosos, atendendo às legislações ambientais vigentes e gerando uma melhora na qualidade de vida em grandes centros urbanos. Operação silenciosa pela ausência de motores nos veículos. Períodos de construção reduzidos: como o Aeromóvel utiliza-se de vigas pré-fabricadas modulares de relativo baixo peso, a sua montagem final é facilitada, sendo rápida e dispensando grandes aparatos de maquinário. Possibilidade de expansão: em um eventual aumento da extensão da linha para atender um perímetro maior, o Aeromóvel apresenta a possibilidade de continuar operando mesmo durante as obras de expansão.

Bons exemplos...

Com afeto,

Beth Landim

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Elizabeth Landim

    [email protected]

    BLOGS - MAIS LIDAS