Mais vereadores? Em Quissamã, não
Christiano 21/10/2011 10:17

Vários municípios brasileiros e da região recentemente tiveram um acréscimo no seu número de vereadores, que valerá já para as eleições de 2012. Em todos eles, a própria Câmara de Vereadores, legislando em causa própria, decidiu, em votação, pelo aumento de vagas.

Esta mudança foi possível graças a uma emenda constitucional aprovada pela Câmara dos Deputados em 2009, que redefiniu, para maior, os critérios para o cálculo das cadeiras nas câmaras municipais.

Por aqui, várias câmaras de vereadores já aprovaram o aumento do seu quadro para 2012: Campos passou de 17 para 25, Macaé de 12 para 17, Itaperuna de 10 para 13, São Francisco de Itabapoana de 9 para 13. Apesar dos vereadores negarem, é lógico que o custeio da câmara irá subir, pesando o bolso do contribuinte.

Em Quissamã, felizmente para muitos que são contra estes aumentos de vereadores, a Câmara Municipal não irá aumentar. O juiz Ralph Manhães Jr indeferiu o requerimento para o aumento da câmara no município, uma vez que a então mesa diretora não tinha legitimidade, em virtude das eleições sub-judice, para requerer o acréscimo de vagas.

Em um raro momento de entendimento, oposição e situação estavam de acordo com o aumento do número de vagas. Entendimento este que tem faltado na definição da eleição para a Câmara de Quissamã, que há dez meses sofre com um impasse criado após a eleição da mesa diretora em 2010.

Ontem, o juiz Ralph Manhães Jr determinou, após esgotado todos os prazos dados ao então presidente da Câmara, o oposicionista Nilton Furinga, que a eleição para a mesa diretora fosse realizada, com vitória dos governistas, aliados do prefeito Armando Carneiro. A oposição promete recorrer.

Nesta confusão, Quissamã ficou seu aumentar seu vereadores. Para muitos, ainda bem. E você, está satisfeito com o número de vereadores de sua cidade?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Christiano Abreu Barbosa

    [email protected]

    BLOGS - MAIS LIDAS