SER PROFESSOR É SER ESSÊNCIA...
bethlandim 11/10/2011 17:55

É inegável que exercer o magistério causa certo fascínio,

pois supõe a capacidade de influenciar as pessoas a ver, ouvir, sentir a

beleza da vida e, sobretudo, plantar a semente de mudança

para um mundo melhor!

É por isso, que hoje escrevo para todos os professores de ontem, de hoje e de amanhã, a fim de lembrá-los de que a profissão docente é a base que sustenta toda sociedade, pois todas as profissões se fazem e se constituem a partir dela.

Ser professor é ser emoção. Todos os dias um desafio. Cada aluno, uma lição. Cada plano, um crescimento.

Ser professor é perseverar, pois, diante de tantos desafios, ter nas mãos a possibilidade de libertar e aprisionar os sujeitos do saber. Educar parece latente, é obstinação.

Educador, em latim educ?tor, ?ris, significa “o que cria, nutre, diretor, pedagogo”.

A palavra professor vem de "professar", que, além de lecionar, significa “declarar publicamente uma convicção ou um compromisso de conduta", como a de uma profissão.

Não por acaso, as duas têm a mesma raiz.

Nós, mestres, somos profissionais em vários sentidos: por ensinarmos e por nos comprometermos com condutas de trabalho, numa atividade que exige a contínua exposição de convicções.

Essa condição também envolve responsabilidades múltiplas, com conhecimentos e procedimentos, especialmente por lidarmos com muitos jovens e crianças e por um tempo longo.

A cada dia há uma nova aprendizagem em nossa vida.

Ao ensinar a gente aprende e, com essa aprendizagem, a gente ensina melhor.

Isso sempre se transforma num círculo contínuo e, o melhor, produtivo.

A docência é peculiar, pulsa firme em nossas veias, arde e queima...

E no contato diário com pessoas, livros, conhecimentos e saberes nos vemos enfeitiçados pela possibilidade de ser “parteiros de idéias” e semeadores de sonhos. Faz-se necessário uma revisão de valores pela sociedade e maior valorização do professor, tanto intelectualmente quanto financeiramente.

Nesta perspectiva, falar da docência é falar das várias profissões que transpõem e se sobrepõem a esta. Enquanto professores, somos mágicos, ao fazermos malabares com diversas situações que atingem nossa imagem e a vida pessoal.

Somos atores, somos atrizes, que interpretam a vida como ela é, sentimos e transmitimos emoções ao conviver com tantas performances. Somos médicos, ao receber crianças adoentadas pela miséria, pela falta de tempo da família, pela carência de tempo de viver a própria infância.

Somos psicólogos, ao ouvir as lamentações advindas de uma realidade dura, que quase sempre nos impede de agir diante do pouco a se fazer.

Somos faxineiros, ao tentarmos lavar a alma dos pequenos, das mazelas que machucam estes seres tão frágeis e tão heróicos ao mesmo tempo.

Somos arquitetos, ao tentarmos construir conhecimentos, que nem sabemos se precisos, que nem sabemos se adequados. Ao parar e pensar, talvez seja possível encontrar, em cada profissão existente, um traço de nós professores.

Por isso, apesar de sermos muitos... somos um só... múltiplos na unidade e únicos na multiplicidade... somos professores ... educadores que professam sua fé no Humano.

Amigos, professores, tenham a certeza de que, sem vocês, a sociedade não tem horizonte, nossas noites não têm estrelas, nossa alma não tem saúde, nossa emoção não tem alegria.

O mundo pode não nos aplaudir, mas o conhecimento mais lúcido da ciência tem de reconhecer que nós somos os profissionais essenciais à sociedade.

Sinto um orgulho imenso por poder saudar você, professor e professora, e a sua luta, pois sei que cada vez que somos convocados e invocados à mobilização, na defesa do direito à educação e na promoção da qualidade social que queremos, sempre respondemos: PRESENTE!

Por essa razão, a cada professora e a cada professor que fez parte da minha educação e que comigo comunga do ideal de educar, desejo vida longa, muita esperança, muita condição de luta e muita vontade de realizar a sua tarefa.

Não escrevo para heróis e heroínas fictícios, mas para pessoas reais que sabem que educar é realizar a mais bela e complexa arte da inteligência.

Educar é acreditar na vida e ter esperança no futuro!

Assim, finalizo esse artigo agradecendo a todos os educadores de Campos que, com profissionalismo, competência e todo o amor, fizeram e fazem a diferença na educação, plantando em nossas mentes e corações a semente da transformação da sociedade, não através da luta exacerbada pelo poder, mas a transformação por meio do amor, da partilha e da PAZ!

Essa deve ser a verdadeira arma de transformação da sociedade, usar o conhecimento para cultivar a paz e o bem comum!

A vocês, professores que são mestres da vida, sujeitos que usam, mas transcendem a lógica e operam no universo da emoção - não a emoção teatral, mas genuína, emoção que contagia a partir do invisível - a minha homenagem!

Parabéns pelo seu dia!!!

Com afeto,

Beth Landim

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Elizabeth Landim

    [email protected]

    BLOGS - MAIS LIDAS