São Francisco de Itabapoana em chamas
Christiano 12/09/2011 19:30

Pega fogo o cenário político de São Francisco do Itabapoana. O prefeito eleito em 2008, Beto Azevedo, teve o seu diploma cassado na última sexta-feira, junto com o seu vice Frederico Souza Barbosa Lemos. Ambos já estavam afastados politicamente.

A sentença de cassação foi dada pelo juiz da 130ª Zona Eleitoral, Leonardo Cajueiro D’Azevedo, por abuso de poder econômico, político e captação ilícita de votos nas eleições municipais de 2008. Maiores detalhes podem ser obtidos aqui, no blog Na Geral, de Luiz Costa.

Quem assumiu a Prefeitura de São Francisco do Itabapoana foi o presidente da Câmara Municipal, Florentino Cerqueira Azevedo, na própria sexta-feira. Agora prefeito, Tininho, como Florentino é conhecido no munícipio, vem tomando as suas primeiras ações.

A portaria número 1048, assinada hoje, cai como uma bomba no município: os aprovados no concurso público para a Prefeitura de São Francisco, em um total de 258 concursados, serão chamados, para funções como auxiliar de serviços gerais, professor, fisioterapeuta, nutricionista, fonoaudiólogo e pedagogo.

Politicamente, para Beto Azevedo, que protelou a convocação, a medida é um desastre. Em outra frente, Beto tenta no Tribunal de Justiça uma liminar para sua recondução ao cargo para o qual foi eleito, o que, se ocorrer ainda hoje, pode até tornar sem efeito as portarias de Florentino.

O meu ponto de vista sobre estes afastamentos da justiça é o mesmo do caso Rosinha. Ou esta medida acontece logo depois das eleições, ou ela só vem a causar instabilidades nos municípios que perdem abruptamente os seus administradores.

Menos mal pelo menos que uma medida correta foi tomada nesta confusão política: a convocação dos concursados.

Atualização às 20h23 de 12/09/2011: Inclusão de fotos.

Atualização às 20h31 de 12/09/2011: O blog Na Curva do Rio, da jornalista Suzy Monteiro, deu nota antes aqui, também sobre a confusão política em SFI e a convocação dos concursados.

Atualização às 20h47 de 12/09/2011: A lista completa dos concursados chamados estará na edição da Folha da Manhã de amanhã (13/09/2011), no caderno de Classificados.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Christiano Abreu Barbosa

    [email protected]

    BLOGS - MAIS LIDAS