BR101 vai continuar matando. Blog alerta na quarta, O Globo confirma no domingo
Esdras
[caption id="attachment_2413" align="aligncenter" width="756" caption="Globo de domingo confirma previsão feita pelo blog na quarta"][/caption] Como o blog antecipou AQUI em 14/9/2011, as mortes na BR 101, terceira colocada no índice de acidentes nas rodovias privatizadas, não vão parar tão cedo. Investimento de apenas 8,9% de mais de um bilhão de reais previstos Reportagem publicada pelo jornal O Globo, no domingo 18/9/2011, mostra que, segundo os únicos dados fornecidos pela ANTT, de 2009, a Concessionária Auto Pista Fluminense só havia investido 8,9% dos R$1.056.218.998,10 (mais de um bilhão de reais) da previsão de investimentos do contrato de concessão. Alguns trechos da matéria de O Globo são de espantar “Mesmo com cinco pedágios, BR-101 no Rio tem infraestrutura deficiente” Erro nos editais Segundo a ANTT, os cronogramas passaram a “ser revisados, pois os editais estavam errados”. ... “Para o Ministério Público Federal, é uma aberração jurídica.” BR101 “São 320 quilômetros, passando por 13 cidades, e só uma certeza: a estrada está longe de ser a ideal para a segurança de motoristas e pedestres. Desde 2008 sob a responsabilidade da Autopista Fluminense S/A - uma das nove concessionárias do Grupo OHL Brasil - e com cinco praças de pedágios (de R$ 2,80 a R$ 16,80) no caminho, a rodovia ainda é um sofrimento na rotina dos usuários, que reclamam da falta de melhorias.” Obras a passos lentos “A principal reivindicação dos motoristas para evitar acidentes é a duplicação da pista. Dos 320 quilômetros, 261 são de mão de dupla. As obras, no entanto, estão a passos lentos. Em Rio Bonito, por exemplo, o projeto, previsto no contrato de concessão, está abandonado, como constatou O GLOBO na última quarta-feira.” Lucro a qualquer preço Pelo que se vê acima, o único alto índice que realmente importa à concessionária Auto Pista Fluminense é o de lucros obtidos com baixíssimos investimentos e aumentos de pedágios acima da inflação. Mais 900 mortes até a duplicação Enquanto isso, numa modesta previsão do blog, apoiado em dados fornecidos pela própria concessionária, do alto índice de 150 mortes por ano (sempre deixando de lado os que morrem a caminho do socorro ou nos hospitais), e a divulgação de que as obras de duplicação levarão, ao menos, incríveis longos seis anos para serem concluídas, chega-se à trágica constatação de que ainda pagaremos um altíssimo custo de 900 vidas perdidas. Não se esqueça, eles só contam os que morrem na hora, no asfalto daquela rodovia da morte, legada ao descaso pelos seus exploradores e autoridades sob o olhar indolente da comunidade.
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