UTI para combater a cardiopatia congênita
Christiano 12/08/2011 11:37
* Guilherme Belido

Assunto abordado em primeira mão há três semanas pela Folha Saúde, vem ganhando repercussão em Campos a necessidade de se instalar num dos hospitais da rede pública do município uma UTI pós-operatória cardio-pediátrica.

O investimento visa permitir que recém-nascidos e crianças que sofrem de cardiopatia congênita (má formação estrutural ou funcional do coração) possam receber o procedimento de intervenção cirúrgica aqui, ao invés de engrossarem a longa fila do Instituto Nacional de Cardiologia, em Laranjeiras, Rio, onde chegam a esperar até um ano pelo atendimento.

O médio Herbet Rosa Jr. – único cirurgião cardiovascular-pediátrico da região e que compõe a equipe de cardiologistas do Hospital Escola Álvaro Alvim – informa que hoje cerca de 120 crianças de Campos e cidades vizinhas aguardam a vez em Laranjeiras para a referida intervenção.

Como é grande o percentual com diagnóstico para cirurgia logo após o nascimento, a demora faz com que muitas crianças morram antes de serem atendidas

Além de reduzir sobremaneira o número de óbitos nesta faixa etária, a implantação da UTI daria a Campos status de centro de excelência no tratamento da disfunção cardíaca.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Christiano Abreu Barbosa

    [email protected]

    BLOGS - MAIS LIDAS