Belido e 10 interrogações sobre Campos
Christiano 08/08/2011 12:36

O setor privado cresce a passos largos na cidade, com muitos investimentos chegando, como o Shopping Boulevard, além de várias grandes marcas que a cada dia aportam aqui. Em contrapartida, há uma sensação clara para a população que o poder público não acompanha este desenvolvimento, desde o início da era dos royalties.

Uma interessante análise foi feita por Guilherme Belido, aqui, em seu site Opiniões. Nela, o experiente jornalista faz dez indagações sobre Campos e as políticas públicas que poderiam ter gerado melhoria de qualidade de vida na cidade e no dia a dia do cidadão. Confira abaixo:

Dez interrogações sobre Campos

Uns dizem que Campos está crescendo...que está melhorando...que está progredindo...E isso e aquilo. Outros, ao contrário, advertem que o município avança, por inércia, no setor privado, dando a falsa impressão de desenvolvimento quando, de fato, recua em quase todo o setor público.

Então, sem querer reviver a frase “eu não vim para explicar, mas para confundir”, penso que caia bem as interrogações abaixo. Comparemos, à guisa de reflexão, os últimos 20 anos e vejamos como estão setores ditos como fundamentais:

1) A Saúde e o Ferreira Machado transformaram-se e dão atendimento de primeira à população, ou seus corredores permanecem repletos de pacientes que imploram por médicos e remédios?

2) A agricultura interrompeu o ciclo de decadência? A atividade açucareira, ao menos em parte, foi recuperada? O homem do campo consegue viver no (e do) campo?

3) A Rede Municipal de Ensino cresceu, aparelhou-se e atende às nossas crianças e jovens?

4) Espaços de grande tradição e utilidade pública, como, por exemplo, o Mercado Municipal, foram restaurados e modernizados?

5) E o projeto de recuperação do Centro Histórico de Campos, aconteceu?

6) A cidade passou a contar com uma grande, moderna e funcional rodoviária? E o trânsito? Foi planejado e atende ao crescimento natural da demanda?

7) O sistema de transporte público coletivo (cidade/bairros/distritos) foi integrado e expandido?

8 ) Os distritos e os bairros periféricos foram contemplados com políticas públicas de saneamento e infra-estrutura e urbanização?

9) A miséria, vista a olho nu (e a esgoto de céu aberto) na periferia, foi eliminada ou, quando nada, contida? As famílias que moram em áreas de risco foram transferidas para locais seguros?

10) Melhoramos a taxa de emprego (população x postos de trabalho) ou passamos a perder para Itaperuna? A renda per capta do trabalhador campista cresceu? E a qualidade de vida do povo? Aumentou aos níveis dos repasses mensais dos royalties do petróleo?

Bem, se você, leitor, conseguiu marcar um monte de sim, que ótimo para Campos. Alguns, talvez...? Um, pelo menos? Não? Sério...nem unzinho? (08/08/2011)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Christiano Abreu Barbosa

    [email protected]

    BLOGS - MAIS LIDAS