Mar Morto
bethlandim 30/08/2011 16:10

O Mar Morto, também conhecido como lago Asfaltite, situa-se no Oriente Médio, na região interior da Palestina, banhando a Jordânia, Israel e Cisjordânia. É alimentado pelo rio Jordão. Do ponto de vista climático e geográfico, esta região apresenta clima subtropical e semi-árido, com verões de altas temperaturas e muito seco. A região é praticamente desértica.

Na verdade, o Mar Morto é um lago de formato estreito e alongado, possuindo 82 quilômetros de comprimento e 18 quilômetros de largura. Ele está a 392 metros abaixo do nível do Mar Mediterrâneo e 417 metros sob o nível do mar (é o ponto mais baixo do planeta Terra).

A característica marcante deste lago é a alta concentração de sal em suas águas (cerca de 300 gramas de sais para cada litro de água). A quantidade considerada normal para os oceanos é de 30 gramas para cada litro de água.

Esta característica impossibilita o desenvolvimento de peixes ou qualquer outra forma de vida. Os peixes, que chegam pelo rio Jordão, morrem instantaneamente ao entrarem no lago. Por isso, ele é chamado de Mar Morto.

A principal atração do Mar Morto é a sua própria água quente, balsâmica e super salgada - cerca de dez vezes mais salgada do que a água do mar e rica em sais de cloreto de magnésio, sódio, potássio, bromo e outros. Estas águas invulgarmente quentes, com uma capacidade de flutuação incrível e rica em minerais atraem os visitantes desde a antiguidade, incluindo o Rei Herodes o Grande e a bela Rainha Cleópatra do Egipto. Todos experimentaram a estimulante e rica lama negra do Mar Morto e boiaram de costas sem esforço enquanto absorvia os ricos minerais da água debaixo dos gentilmente difusos raios do sol Jordano.

Ficam as fotos , para que possamos apreciar , um pouquinho do que a natureza extremamente bela nos presenteia ....

 

 

Com afeto ,

Beth Landim

 

   

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Elizabeth Landim

    [email protected]

    BLOGS - MAIS LIDAS