Precisão: Rosinha disparada para Prefeitura
Christiano 21/07/2011 23:40

Foi divulgada aqui, no blog Opiniões, pelo jornalista Aluysio Abreu Barbosa, uma pesquisa de intenções de voto do Instituto Precisão para a Prefeitura de Campos, cujas eleições ocorrerão em outubro de 2012.

Na nota, estão disponíveis os gráficos de aprovação do governo municipal e da prefeita e vários cenários das eleição municipais.

Pela pesquisa, o governo e a prefeita estão bem avaliados, com 68% e 73% de aprovação, respectivamente. Veja abaixo como ficaram os números da pesquisa espontânea e dos quatro cenários escolhidos para a estimulada no levantamento:

INSTITUTO PRECISÃO Período: De 16 a 18 de julho

Espontânea: Rosinha Garotinho 38%, Arnaldo Vianna 5%, Odete Rocha 2%, Garotinho 2% e Roberto Henriques 1%; Indecisos 46%

Estimulada 1: Rosinha Garotinho 58%, Arnaldo Vianna 16%, Odete Rocha 9%, Roberto Henriques 3%, Odisséia Carvalho 1% e Gel Coutinho 0% Estimulada 2: Rosinha 54%, Arnaldo Vianna 18%, Odete Rocha 10% e Roberto Henriques 4% Estimulada 3: Rosinha Garotinho 62%, Arnaldo Vianna 23% Estimulada 4: Rosinha Garotinho 67%, Roberto Henriques 13%

Pelos números, a prefeita Rosinha se reelegeria no primeiro turno se a eleição fosse hoje. De fato, pelas circunstâncias, ela é franca favorita, no meu ponto de vista, já expressado aqui anteriormente. Porém, os números do Instituto Precisão, historicamente ligado ao grupo do ex-governador, surpreendem em alguns pontos:

- Desde o rompimento de Garotinho com Arnaldo, em 2002, Campos é uma cidade partida, com as eleições sendo decididas sempre em 2º turno, com o segundo colocado ficando com pelo menos 40% dos votos válidos. É estranha esta grande diferença que indica vitória no 1º turno, por mais que Rosinha seja favorita e esteja com a máquina na mão.

- Esta diferença poderia até ser explicada pelo alto número de indecisos da pesquisa espontânea, quase igual às intenções de voto nos candidatos. Ou pela distância das eleições, com indefinição de candidatos e somente Rosinha ganhando visibilidade como prefeita. Poderia.

- Uma estranha movimentação nas intenções de voto ocorre na pesquisa estimulada do cenário 1 para o 2. No 1, estão incluídos os nomes de Odisséia Carvalho (PT) e de Gel Coutinho (PSDB), a primeira com 1% e o segundo sem intenções de voto. No cenário 2, eles saem e ficam somente Rosinha, Arnaldo, Odete e Roberto Henriques. O valor da soma de Odisséia e Gel, de 1%, deveria ser distribuído entre os demais candidatos. Porém, a movimentação que acontece é a seguinte: Rosinha perde 4 pontos percentuais, Arnaldo ganha 2, Odete ganha 2 e Roberto Henriques ganha 1. Ainda que possa ser explicada matematicamente, não faz sentido.

- Como a pesquisa foi encomendada pelo PR, partido de Garotinho, e os únicos que tiveram cenários de mano a mano com Rosinha foram Arnaldo Vianna e Roberto Henriques, parece ficar claro que estes são os adversários elencados pelo grupo político.

Pesquisas são e sempre serão polêmicas. Estes são os primeiros números divulgados de uma série que deve ocorrer até outubro de 2012, mostrando que a corrida pela Prefeitura começa a esquentar de fato. Até que se tenham outros números, de preferência de um grande instituto, estes são os que estão postos, ao menos publicamente, na mesa.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Christiano Abreu Barbosa

    [email protected]

    BLOGS - MAIS LIDAS