Para quem pensa que se cuidar é "futilidade", pode mudar o pensamento: Pesquisa divulgada hoje pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (
Fecomercio-SP) mostra que os gastos mensais das famílias brasileiras com corte de cabelo, tintura, lavagem, escova e outros tratamentos feitos em salões de beleza cresceram 44% entre janeiro de 2002 e dezembro de 2008 e se igualaram às despesas com
frango.
Os gastos totais das famílias com cabeleireiros somaram R$ 1,01 bilhão por mês em 2008, apenas R$ 10 milhões a menos que a quantia destinada à compra do frango, um dos símbolos da estabilização monetária no Brasil, desde que foi amplamente incorporado ao cardápio do brasileiro nos anos 90, com o Plano Real. O estudo foi feito a partir de dados das duas últimas Pesquisas de Orçamento Familiar (POF) do IBGE, de 2002 e 2008.
Ainda segundo a pesquisa, as famílias da classe B são as que mais investem dinheiro com serviços de cabeleireiros: R$ 281 milhões por mês.
Em seguida, estão as famílias das classes D e C, com despesas mensais de R$ 236,5 milhões e R$ 208,9 milhões, respectivamente. As classes A (R$ 143,3 milhões por mês) e E (R$ 138,3 milhões por mês) aparecem no fim da lista.
Conclusão: As pessoas estão investindo mais em si mesmas.
(Fonte: Globo Online)