ESCUTE SUA MÚSICA INTERIOR...
bethlandim 16/07/2011 19:07

Algumas das coisas que me encantam : música, o sertão e cavalos...  então, role o post ouvindo a música...  e deixe o pensamento voar...

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=HhS7qixxIh0[/youtube]

Você já se flagrou escutando uma melodia espontânea, sem começo, nem fim, entoando em seu interior? Se isso já aconteceu com você, lembre-se: este é um sinal de que você está em paz consigo mesmo, e, portanto, com o mundo a sua volta!

Por vezes, podemos estar aparentemente calmos, sentados frente à TV, mas, internamente, nossa mente não soa bem: escutamos sons, palavras soltas e pensamentos desconexos que revelam a inquietude de nosso mundo interior.

No entanto, quando nossa mente está descansada, calma e aberta, podemos escutar melodias enviadas por nós mesmos. Todos nós somos compositores de nosso mundo interior!

Como um eco de nossa alma, escutar a música interior é uma das formas mais íntimas de sentirmos a vibração da própria vida. O tom, o ritmo e a cadência desta desconhecida melodia, nos revelam mensagens de nosso corpo e de nossas emoções: expressões de sentimentos profundos que estão além das palavras.

Como nos faz bem escutá-las!

A escuta da melodia interior purifica nossos pensamentos negativos e gera bem-estar. Finalmente relaxamos: não temos mais a necessidade seguir os impulsos da mente crítica, que nos impede de sentir e intuir soluções criativas. A música estimula o hemisfério cerebral direito!

Enquanto o hemisfério cerebral esquerdo está ligado à experiência humana da racionalidade -  uma função própria da energia masculina, o direito refere-se ao subjetivo, afetivo, imaginário e intuitivo - funções da energia feminina.

Para ativar a mente sensorial que nos aproxima do mundo interior, precisamos aquietar a mente racional, viciada em avaliar e julgar tudo que ouve e vê.

Quantas vezes nos pegamos julgando atitudes como se fossemos árbitros. Estamos tão viciados nos estímulos do mundo exterior que, na maioria das vezes, desconhecemos as melodias de nosso mundo interior. Raramente paramos para escutá-las.

Infelizmente, uma das grandes perdas em nossa evolução humana tem sido justamente a queda de nossa sensibilidade: estamos mais toscos, mais grosseiros, menos seletivos. Muitas vezes, a música está presente e nem nos damos conta de que há uma música sendo tocada.

Uma das razões pelas quais os sons da natureza nos fazem bem é que eles simplesmente não ultrapassam o limite tolerado pelo ser humano, o nosso limite interior! Os sons dos pássaros,  da água, do vento batendo nas folhas são naturalmente regeneradores!

Por isso é que a simplicidade e a musicalidade do sertão nos fazem tão bem!

Sentir o cheiro da terra, o canto dos pássaros, barulho da água corrente, o vento que acaricia as plantas, enfim, a simplicidade da vida que se forma, tão bela por ser SIMPLES!

Sinto falta da sinceridade da alma do sertão, da fé daqueles que acreditam na terra, na simplicidade das respostas, em Deus que tudo vê e provê!

É no cotidiano simples de um ambiente rural, que podemos observar grandes lições da natureza: a força da semente, que apesar de pequena, rompe a terra e torna-se broto... a paciência das flores que esperam a estação certa para expandir sua beleza... o ciclo da lagarta que rasteja o tempo necessário para se fortalecer e, mais tarde, alçar vôo...a acidez do limão, que bruto torna-se intragável, mas, acrescido do açúcar na quantidade certa, transforma-se em gostosa limonada... a inteligente arquitetura do joão-de-barro que observa atentamente a posição do vento e da chuva, antes de construir seu ninho...

Remeto-me a música de Victor e Leo:

“Casa simplesinha, rede pra dormir, de noite um show no céu deito pra assistir. De volta pra casa, queima a lenha no fogão e junto ao som da mata vou eu e um violão. Trabalho cantando a terra é a inspiração Deus eu no sertão”.

Desejo a todos uma semana tranqüila e rica em aprendizado.

Que belas canções possam ecoar em seu interior!

Com afeto,

Beth Landim

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Elizabeth Landim

    [email protected]

    BLOGS - MAIS LIDAS