Eleição de 2004 dura até hoje
Christiano 18/05/2011 19:27

Geraldo PudimA jornalista Suzy Monteiro divulgou ontem (leia aqui), em seu blog Na Curva do Rio, a notícia de uma nova denúncia sobre as eleições municipais de 2004, oferecida agora pela Promotoria Eleitoral ao Juízo da 129ª Zona Eleitoral. O denunciado é Geraldo Pudim, hoje secretário de governo da prefeita Rosinha, que na época era candidato a prefeito.

Além de Pudim, foram denunciados Suledil Bernardino e mais quatro pessoas, todos por uma suposta compra de votos com a utilização do Cheque-Cidadão, programa de auxílio de renda do governo estadual, que, em 2004, era comandado pelos Garotinhos. A assessoria de Pudim emitiu nota sobre o assunto, publicada aqui no Blog do Bastos, que também havia mencionado (aqui) a denúncia.

Geraldo Pudim foi o candidato derrotado a prefeito de Garotinho em 2004 e em 2006, nas eleições suplementares que elegeram Alexandre Mocaiber. Ainda em 2006, o ex-governador deu expressiva votação a Pudim, que se elegeu deputado federal. No ano passado ele foi derrotado em sua candidatura a deputado estadual.

Blog Eu Penso QueA traumática e emblemática eleição de 2004 repercute até hoje. Naquela disputa, Paulo Feijó, então no PSDB, liderou as pesquisas durante quase todo o 1º turno, sendo atropelado no final pelas máquinas municipal (candidatura de Carlos Alberto Campista) e estadual (candidatura de Pudim), que foram fartamente utilizadas na época.

Naquele ano houve a oportunidade mais clara de uma mudança no grupo que comanda a cidade desde 1988, ano da primeira eleição de Garotinho para prefeito. Depois de 1988, o ex-governador elegeu para a prefeitura: Sérgio Mendes, em 1992; se elegeu, em 1996; Arnaldo Vianna, em 2000; e Rosinha, em 2008.

Garotinho perdeu as eleições de 2004 e 2006 para o candidato de Arnaldo Vianna, com quem rompeu em 2002, apesar de serem oriundos do mesmo grupo político. Antes, o ex-governador havia rompido também com o então prefeito Sérgio Mendes.

Esta denúncia mostra também claramente a morosidade da justiça, com longos 7 anos para que uma denúncia chegue ao juízo da zona eleitoral.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Christiano Abreu Barbosa

    [email protected]

    BLOGS - MAIS LIDAS