Flamengo, rei dos pênaltis, é campeão carioca
Christiano 01/05/2011 18:28

O Flamengo se sagrou hoje campeão carioca pela 32ª vez ao empatar com o Vasco em 0x0 no Engenhão e superar o adversário nos pênaltis, praxe neste campeonato e nos últimos anos. Como aconteceu em todos os clássicos decisivos da fase final com o rubro-negro, o jogo foi equilibrado, o Fla não foi superior ao seu rival com a bola rolando, mas triunfou na decisão nos pênaltis.

Na Taça Guanabara, o Flamengo empatou em 1x1 com o Botafogo, em jogo equilibrado. Nos pênaltis, o goleiro Felipe se destacou e o time eliminou os alvinegros. Na final superou o Boavista, que havia eliminado o Flu. Na semi-final da Taça Rio, mais uma vez jogo equilibrado, com mais chances para o rival tricolor, e o rubro-negro, desfalcado e com garra, levou a decisão para os pênaltis, onde triunfou de novo.

Hoje não foi diferente. Jogo equilibrado, com chances para os dois lados. O Vasco, time de futebol mais vistoso da Taça Rio, não conseguiu superar o Flamengo, time mais regular e pragmático do campeonato. Com a decisão indo para os pênaltis, deu a lógica, Fla campeão da Taça Rio e campeão carioca sem final, invicto.

Nos últimos 13 anos, é o oitavo título do Flamengo, mostrando sua ampla predominância no estado, já abrindo dois títulos para o Fluminense, antigo papão estadual. O time foi campeão em 1999, 2000, 2001, 2004 e 2011 (em cima do Vasco) e em 2007, 2008 e 2009 (em cima do Botafogo).

O rubro-negro não apresentou um grande futebol no Campeonato Carioca. Tampouco brilhou nas finais. Mas, foi campeão com pleno merecimento e sem questionamentos.

O Flamengo apresentou um futebol pragmático de resultados e conseguiu sair invicto, disputando seis clássicos, com 2 vitórias e 4 empates.

Todos os outros grandes perderam pelo menos um clássico e pelo menos uma partida para times pequenos. Não tem do que reclamar. Este título nos pênaltis foi o terceiro nos últimos cinco anos, mostrando a competência da diretoria rubro-negra ao contratar goleiros bons e pegadores de pênaltis.

O histórico do Flamengo nos pênaltis vem causando até tensão nos adversários, haja vista os três pênaltis batidos para fora pelos jogadores vascaínos. Esta semana me perguntaram em uma rede social quem era o favorito na decisão. Falei que era o Fla, pois jogava pelo empate, já que sempre ganha nos pênaltis.

Foi a nona vitória nas últimas onze decisões por pênaltis do Flamengo. Thiago Neves, no meu ponto de vista o melhor jogador do campeonato, fez o gol decisivo nos pênaltis, expurgando o erro no FlaxFlu na semana passada e o pênalti perdido pelo tricolor na decisão da Libertadores contra a LDU.

O Vasco, que tem a fama recente de vice, foi vice-campeão da Taça Rio. Mas, não foi vice estadual. Como não houve final, o vice campeão é o time que foi o segundo a marcar mais pontos na fase classificatória, que, neste caso, foi o Fluminense.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Christiano Abreu Barbosa

    [email protected]

    BLOGS - MAIS LIDAS