Empresa de doutores da Uenf produz bezerros de proveta para NF, ES e MG
Esdras 30/05/2011 21:57

Doutores da Uenf de olho no futuro, investindo forte no presente

O futuro já chegou ao meio rural de Campos e região, principalmente na área de reprodução animal assistida de forma altamente científica, com procedimentos como fertilização in vitro (bezerro de proveta) e transferência de embriões. O que há poucos anos se imaginava para um futuro distante, chegou ao campo através da PecGen, uma empresa de propriedade de professores da Uenf, que, atualmente, vem oferecendo serviços de alta tecnologia para aperfeiçoamento da genética do rebanho do município, da região e até de outros estados como MG e ES, onde também atua com sucesso.

Fruto das pesquisas dos doutores da Uenf

Atuando especificamente no ramo da genética animal, a empresa PecGen Embriões é registrada sob a razão social “Central de Receptoras do Norte Fluminense LTDA” (CNPJ 06.007.329/0001-60), e pertence ao professores doutores da Uenf Ângelo José Burla Dias, Luís Fonseca Matos, Reginaldo da Silva Fontes, e a técnica da Uenf Luciana da Silva Lemos. Todos com participação de 25%. A empresa, criada pelos professores da Uenf e o seu avançado laboratório de embriões, está sediada na avenida Dr. Nilo Peçanha / 307, numa discreta ruazinha de terra no interior da área da antiga Usina do Queimado, onde só se percebe a existência de algo tão avançado cientificamente através de uma pequena placa indicativa na rua interna: “PecGen Embriões”, com uma seta indicando o caminho para o laboratório.

Um negócio milionário

O sucesso da PecGen pode ser medido pelo número de procedimentos realizados mensalmente e pela área de atuação em franca expansão. Para cada prenhez confirmada, a empresa cobra o valor operacional de R$ 600, fora o custo dos hormônios e são realizadas cerca de 100 fertilizações mensais, no mínimo, pela PecGen, que recebe tanto pela prenhez confirmada do animal, quanto por embriões fornecidos. E não é só isso, a PecGen também possui duas fazendas arrendadas em Morro do Coco para manutenção de matrizes, reprodutores e receptoras, já que o próximo passo da empresa em franca expansão será fornecer toda a cadeia reprodutiva, do sêmen de alta linhagem genética a matrizes e receptoras. Para orgulho dos campistas, a área de atuação da PecGen já ultrapassou as fronteiras do nosso estado, com prestação de serviços em Minas Gerais e Espírito Santo, colocando o município de Campos como fornecedor de alta tecnologia em genética.

Apoio da Finep e da Faperj mostra força do empreendimento

Como um forte sinal de que o empreendimento está indo muito bem, a empresa dos professores doutores da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), a “PecGen Embriões”, conseguiu apoio oficial através de um Contrato de Subvenção não Reembolsável com a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), do Ministério da Ciência e Tecnologia, no valor de cerca de R$ 700 mil, para pesquisa de “Sistema para Liberação Hormonal Controlada em Matriz Polimérica para Controle Reprodutivo de Bovinos: Poli-Sincro”. Também o Governo do Estado, através da Faperj - Fundação de Amparo à Pesquisa do RJ - vem contribuindo com verbas para auxílios e custeios da PecGen. Saiba mais AQUI.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Esdras

    [email protected]

    BLOGS - MAIS LIDAS