Hoje em São Paulo...
bethlandim 10/05/2011 18:40

Está acontecendo  em São Paulo a Feira Interdidática 2011 no Palácio das Convenções do Anhembi para o setor educacional brasileiro.A Interdidática 2011 terá a duração de três dias, com a proposta de aglomerar em um mesmo ambiente diversas empresas que ofertam produtos e serviços ao setor educacional brasileiro. A edição 2011 da Interdidática firma sua posição com relação à oferta de novas tecnologias ligadas à educação.

Eventos Integrados da Interdidática 2011 debatem temas sobre a nova aprendizagem para o século 21 e sobre políticas educacionais para inclusão digital.

Especialistas do Brasil e do exterior irão compartilhar experiências e informações exclusivas junto a um público formado por educadores e gestores educacionais de diversos níveis, em um ambiente de muita interação e troca de experiências, durante as atividades do Fórum Internacional de Tecnologia Educacional – Nova Aprendizagem e Inovação na Educação com as TIC, cuja sessão plenária de abertura terá a presença de Roberto Carneiro (Portugal), seguida, nos seus três dias de realização, de 10 a 12 de maio de 2011, por conferências proferidas pelos professores Yves Punie (Espanha) e Katie Salen (Estados Unidos), entre outros importantes keynotes. Para a Conferência dos Municípios “Políticas Educacionais para Inclusão Digital” a palestra da professora Betina Von Staa (Brasil) é aguardada com expectativa pela comunidade da educação.

O Futuro da Aprendizagem: Como a Rede "Mainstream" Mudará os Espaços na Aprendizagem

Palestrante: Prof. Dr. Yves Punie, do Institute for Prospective Technological Studies – Espanha.

Sinopse: Nesta conferência se apresenta a consulta a peritos e especialistas, sobre as expectativas de mudanças para a aprendizagem no futuro e as oportunidades de educação e formação. Processos de ensino-aprendizagem devem se tornar mais flexíveis. Os professores se tornarão orientadores e guias em um processo de aprendizagem personalizado, autorregulamentado e colaborativo. Escolas vão se abrir para a sociedade através da integração de recursos externos e práticos de aprendizagem, incluindo o uso da tecnologia. Mas será que essas mudanças também levam à transformação educacional, que é o grande desafio da educação, e adaptação de nossas instituições de formação às necessidades do mundo digital?

Do Projeto à Aprendizagem: Desenvolvendo um Jogo com Base na Escola

Palestrante: Profa. Msc. Katie Salen, do Instituto Quest to Learn (Q2L) de Nova Iorque – EUA

Sinopse: Em 2007, integrando um trabalho da Fundação MacArthur (EUA), Katie Salen teve a ideia de uma escola que usaria o “jogo como aprendizagem” como uma forma de capacitar e envolver os alunos em todas as esferas da vida. Quest to Learn (Q2L) é o resultado desta colaboração, uma escola pública do ensino médio em Nova Iorque, projetada para ajudar os alunos a fazer uma ponte entre literacias antigas e novas, através da aprendizagem sobre o mundo como um conjunto de sistemas interligados. Esta palestra irá focar no núcleo de aprendizagem dos diretores da escola e a forma como estes princípios desempenham a prática no dia-a-dia dos professores e dos alunos.

Impacto de Integração de Tecnologia Educacional em Municípíos de Ideb Baixo, Médio e Alto. O que muda na Escola e quem se beneficia mais em cada caso?

Profa. Dra. Betina Von Staa - Coordenadora de Pesquisa em Tecnologia Educacional

O fator que mais influencia o desempenho dos alunos no mundo inteiro é a escolaridade das suas mães, que é é um elemento que dificilmente pode ser alterado no ambiente educacional. Sendo assim, torna-se necessário investir em soluções que atendam a forte demanda por educação dos alunos oriundos de ambientes menos privilegiados, sem deixar de atender à forte curiosidade dos alunos que naturalmente têm melhor desempenho escolar. Nesta apresentação, observaremos resultados de projetos que envolvem tecnologia educacional, realizados em municípios com Ideb inicial baixo, médio e alto. Os resultados serão avaliados em termos de evolução do desempenho e da taxa de aprovação dos alunos, que compõem o Ideb. Além disso, observaremos o desenvolvimento de outros fatores relacionados à qualidade na educação, tais como a adoção de práticas pedagógicas eficazes e diversificadas, a promoção de equidade no ensino e aprendizagem e o envolvimento da família e da comunidade na formação das crianças. Contataremos que muito pode ser feito para suprir as necessidades educacionais de todos.

Sessão Plenária de Abertura - Semana Internacional da Tecnologia Educacional

Moderador: Prof. Dr. Roberto Carneiro, da Universidade Católica Portuguesa e Presidente do Centro de Estudos dos Povos e Culturas de Expressão Portuguesa – Portugal.

Com afeto e investimento sempre na educação,

Beth Landim

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Elizabeth Landim

    [email protected]

    BLOGS - MAIS LIDAS