Flu desafia a lógica e vence, de novo, a estatística
Christiano 21/04/2011 00:06

Em 2009, os matemáticos deram o Fluminense como praticamente rebaixado, com 99% de chances de cair. Só um milagre nos jogos finais salvaria o clube da queda. O time não perdeu nas últimas onze partidas e a partir das sete rodadas finais emendou uma sequência de seis vitórias, batendo Atlético/MG/, Cruzeiro, Palmeiras, Atlético/PR/, Sport e Vitória.

Na última rodada, um empate contra o Coritiba, fora de casa, salvou o time do rebaixamento e decretou a queda do clube paranaense. Revoltada, a torcida coxa branca invadiu o gramado para agredir os jogadores do Fluminense, em cenas lamentáveis de violência. Ali estava batizado o time de guerreiros, que encantou o país ao lutar pelo improvável.

No mesmo período, o Flu disputava a Copa Sul-Americana e passava por várias provações. Após empatar no Maracanã no jogo de ida, venceu o Universidad de Chile em Santiago, pelas quartas de final. Eliminou os chilenos e levou pedradas da torcida adversária. Na fase seguinte bateu o Cerro Porteño em Assunção e foi agredido novamente pela torcida oponente.

Na final, foi batido novamente pela altitude de Quito e pela LDU. Mas da arrancada épica da Sul-Americana e da fuga do rebaixamento no Brasileirão, surgiu o time de guerreiros. No ano seguinte, comandado por Muricy Ramalho, o Fluminense conquistaria o tricampeonato brasileiro, mesmo com muitas lesões durante a competição.

Hoje, o Fluminense, com 8% de chances de classificação, desafiou mais uma vez a lógica. Jogando em Buenos Aires, contra o bom time do Argentinos Juniors, o campeão brasileiro goleou por 4x2, em um jogo dramático, com o gol da vitória e da classificação saindo nos acréscimos.

O tricolor carioca foi sempre superior. Fez 1x0 com Julio Cesar, em grande passe de Marquinhos. Levou o empate em um pênalti infantil de Gum. Fez 2x1 com Fred, em falha do goleiro. Levou o empate no 2º tempo, em um erro de Valência. Fez 3x2 com Rafael Moura, em rebote de cabeçada do mesmo Valência.

No final do jogo, com o 0x0 decretado entre América do México e Nacional, somente um gol a mais classificaria o Fluminense. Se o time argentino empatasse, se classificaria. Em um contra-ataque, Edinho cavou o pênalti em cima do atabalhoado goleiro adversário. Fred bateu bem e decretou mais uma vitória heróica da saga tricolor.

Agora, o Flu enfrentará o Libertad, do Paraguai, nas oitavas de final. Os paraguaios tem a segunda melhor campanha da Libertadores e decidirão em casa. No caminho de ambos, na próxima fase, pode estar a LDU e sua temível altitude.

Antes, o tricolor pega o Flamengo pelas semi-finais da Taça Rio. Hoje o campeão da Taça GB somente empatou no Engenhão com o Horizonte, do Ceará, em 1x1, pelas oitavas de final da Copa do Brasil.

Já o Botafogo foi eliminado da Copa do Brasil pelo Avaí, ao empatar em 1x1, em Florianópolis. O time catarinense teve um pênalti inexistente marcado a seu favor que definiu sua classificação.

Eliminado, agora o alvinegro carioca ficará um mês parado. O time precisa se reforçar, pois, se terminou o ano como o segundo melhor time do Rio, hoje é o mais fraco dos grandes. O que mostra que o problema não era Joel Santana.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Christiano Abreu Barbosa

    [email protected]

    BLOGS - MAIS LIDAS