Novo contorno e trajeto da BR-101
Christiano 06/04/2011 20:49

Foi divulgado hoje na Folha da Manhã o infográfico, feito pela Editoria de Arte do jornal, de como ficará o novo contorno da BR-101 por Campos. Veja abaixo e clique na imagem para ampliar:

O projeto original, descartado, previa que a Autopista Fluminense fizesse o novo contorno através de Ibitioca, cruzando a cidade em seu lado oeste pelo bairro Esplanada, passando pelo Rio Paraíba e encontrando o atual trajeto da estrada em Travessão.

O novo projeto de traçado para o contorno é bem mais interessante para o crescimento da cidade e para o acesso ao Porto do Açu, a Barra do Furado, a São João da Barra e ao Farol de São Tomé, apesar de ser mais longo. Todo o trecho será duplicado, com vários trevos de acesso às principais rodovias, cruzando a cidade pelo seu lado leste.

Tomando como base o sentido Rio-Vitória, o novo contorno será iniciado em Ururaí, na Estrada dos Ceramistas, que será duplicada e fará parte da BR-101. O trajeto percorrerá toda a Ceramistas e cruzará a RJ-216 (Campos-Farol). Daí em diante todo o trajeto será construído.

A nova pista seguirá por trás do bairro da Penha e cruzará a BR-356 (Belo Horizonte-São João da Barra), atravessando o rio Paraíba através de uma nova ponte. O trajeto seguirá por terras da Usina São João, passará próximo ao Aeroporto, com um trevo de acesso, e se unirá ao atual trajeto da BR-101 em Travessão, ponto de ligação originalmente projetado.

Quem quiser seguir para a área central de Campos, vindo do Rio, terá duas opções: seguir através de Ururaí, como é feito pelo atual trajeto, ou seguir o novo trajeto pela Estrada dos Ceramistas e entrar no Trevo do Carvão, chegando à cidade através do final da Beira-Valão. Esta, aliás, já é a melhor opção de acesso para a área central da cidade.

Todo o percurso atual que vai de Ururaí a Travessão será municipalizado e duplicado pela Prefeitura de Campos, se transformando em trecho urbano e propiciando um grande espaço para o crescimento da cidade. No meu ponto de vista, a solução dada, que é uma conquista do atual governo municipal, é excelente, ainda que faltem vários detalhes a serem esclarecidos.

Fonte: Folha da Manhã

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Christiano Abreu Barbosa

    [email protected]

    BLOGS - MAIS LIDAS