José Alencar - um legado!
bethlandim 01/04/2011 16:06

José Alencar Gomes da Silva, 24º vice-presidente eleito do Brasil, deixou para todos nós brasileiros o legado do trabalho, da luta, de acreditar na vida.

Nascido em Itamuri, Município de Muriaé, em 17 de outubro de 1931, faleceu em  São Paulo no dia 29 de março de 2011.

Empresário e político brasileiro, foi senador pelo estado de Minas Gerais e vice-presidente do Brasil de 1º de janeiro de 2003 a 1º de janeiro de 2011.

Foi um dos maiores empresários do estado de Minas Gerais. Construiu um império no ramo têxtil, sendo a Coteminas sua principal empresa. Elegeu-se vice-presidente da República do Brasil em 2003, conseguindo a reeleição em 2006, assegurando, portanto, a permanência no cargo até o final de 2010.

Filho de Antônio Gomes da Silva e Dolores Peres Gomes da Silva começou a trabalhar com sete anos de idade, ajudando o pai em sua loja. Tinha 14 irmãos e irmãs. Quando fez quinze anos, em 1946, foi trabalhar como balconista numa loja de tecidos conhecida por "A Sedutora". Em maio de 1948, mudou-se para Caratinga, para trabalhar na "Casa Bonfim". Notabilizou-se como grande vendedor, tanto neste último emprego, quanto no anterior. Ainda durante sua infância, entrou para o movimento escotista.

Sua carreira profissional e empresarial alavancou-se aos dezoito anos quando iniciou seu próprio negócio. Para isto contou com a ajuda do irmão Geraldo Gomes da Silva, que lhe emprestou quinze mil cruzeiros. Em 31 de março de 1950, abriu a sua primeira empresa, denominada "A Queimadeira", localizada na cidade de Caratinga. Vendia diversos artigos: chapéus, calçados, tecidos, guarda-chuvas, sombrinhas, etc. Manteve sua loja até 1953, quando decidiu vendê-la e mudar de ramo.

Iniciou seu segundo negócio na área de cereais por atacado, ainda em Caratinga. Logo em seguida participou,  em sociedade,  de uma fábrica de macarrão, a "Fábrica de Macarrão Santa Cruz".

Em 1963, constituiu a Companhia Industrial de Roupas União dos Cometas, que mais tarde passaria a se chamar Wembley Roupas S.A. Em 1967, em parceria com o empresário e deputado Luiz de Paula Ferreira, fundou, em Montes Claros, a Companhia de Tecidos Norte de Minas, Coteminas. Em 1975, inaugurava a mais moderna fábrica de fiação e tecidos que o país já conheceu.

A Coteminas cresceu e hoje são onze unidades que fabricam e distribuem os produtos: fios, tecidos, malhas, camisetas, meias, toalhas de banho e de rosto, roupões e lençóis para o mercado interno, para os Estados Unidos, Europa e Mercosul.

Porém, seu maior legado é a sua fé, sua luta pela vida. Em nenhum momento vimos um José Alencar revoltado, nem tampouco resignado. Lutava como quem tem alegria de celebrar a vida e ultrapassar todos os percalços que ela nos apresenta. Chamou-me a atenção quando seu médico perguntou se ele queria acompanhar o nascimento da neta e o batizado. Ele prontamente respondeu que não, o que ele queria mesmo era levá-la a universidade.

Este era o "Zé Alencar". Homem obstinado pela vida e pela felicidade. O que o mantinha vivo eram os seus sonhos, pois quando deixamos de sonhar, de desejar, já morremos ! E este para mim é o maior legado que ele nos deixou: sua obstinação em sonhar, em lutar, o amor pelo trabalho e o valor que dava ao ser humano. José Alencar priorizava a vida!!! Homem franco e ético, com certeza fará falta ao Brasil.

Fica seu exemplo, sua marca!

Com afeto,

Beth Landim

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Elizabeth Landim

    [email protected]

    BLOGS - MAIS LIDAS