Vitória fez Americano respirar na tabela
Christiano 20/03/2011 18:33

A vitória ontem do Americano sobre o Madureira por 2x1, no Godofredo Cruz, fez o alvinegro campista livrar 4 pontos para a zona de rebaixamento na classificação geral, afastando bastante o fantama do rebaixamento. De quebra, o time do Parque Tamandaré ainda chegou a 7 pontos na Taça Rio, próximo da zona de classificação no Grupo A.

A rodada foi boa para o Americano. Ele despachou o Madureira, adversário direto na briga contra o descenso, abrindo 4 pontos para ele, e viu o América ser derrotado pelo Olaria. Para ficar completo, faltou somente o Cabofriense perder para o Flamengo, em Macaé.

Veja abaixo a classificação geral dos ameaçados pela degola, após o fim da rodada para os pequenos (Vasco e Botafogo jogam neste momento):

Clube Total de Pontos Taça Rio Taça GB
Americano 12 7 5
Volta Redonda 12 7 5
Duque de Caxias 12 5 7
Bangu 12 3 9
Macaé 10 3 7
Cabofriense 8 4 4
Madureira 8 3 5
América 7 3 4

O regulamento do estadual é bem complexo com relação a empates na zona de rebaixamento, como o que ocorre hoje entre Cabofriense e Madureira. Neste caso, é previsto dois jogos extras entre eles para definir o segundo rebaixado, que se juntaria ao América. Isto, claro, se o campeonato acabasse hoje.

Veja abaixo o que o regulamento prevê para o descenso:

DO DESCENSO E DO ACESSO Art. 13 – Com exceção das finalistas do campeonato, duas associações serão rebaixadas para a Série B de Profissionais de 2012, observadas as seguintes situações: I - No caso de somente duas associações terminarem o campeonato na última colocação com o mesmo número de pontos ganhos, ambas serão submetidas ao descenso; II- No caso de mais de duas associações terminarem o campeonato na última colocação com o mesmo número de pontos, essas associações formarão o grupo X, jogando entre si em sistema de turno e returno; III - No caso somente uma associação terminar em última colocação e somente uma terminar na penúltima colocação, ambas serão submetidas ao descenso; IV – No caso de somente uma associação terminar o campeonato na última colocação e duas associações terminarem em penúltimo lugar, será submetida ao descenso a colocada em último lugar, devendo as duas outras jogar entre si duas partidas extras, em campo neutro, em sistema de ida e volta, submetendo-se ao descenso a que obtiver menor número de pontos ganhos ao final da segunda partida. Persistindo o empate em pontos ganhos a disputa dar-se-á pela cobrança de tiros livres da marca do penalty, de acordo com as regras da IFAB; V – No caso de uma única associação terminar em último lugar e mais de duas terminarem com o mesmo número de pontos ganhos na penúltima colocação, será submetida ao descenso a associação classificada em último lugar, devendo as demais formar o grupo X para jogar entre si em sistema de turno e returno. Parágrafo único – Havendo empate em pontos ganhos entra duas ou mais associações ao final do returno do grupo X, serão aplicados, para fins de classificação, os critérios de desempate estabelecidos no art. 5º.

Clube Total de Pontos Taça Rio Taça GB
Americano 12 7 5
Volta Redonda 12 7 5
Duque de Caxias 12 5 7
Bangu 12 3 9
Macaé 10 3 7
Cabofriense 8 4 4
Madureira 8 3 5
América 7 3 4

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Christiano Abreu Barbosa

    [email protected]

    BLOGS - MAIS LIDAS