Fla e Flu não saem do zero
Christiano 13/03/2011 21:27

Em um jogo equilibrado, Flamengo e Fluminense ficaram no 0x0 hoje, no Engenhão. O resultado levou ambos a 7 pontos, com o Fla mantendo a liderança do grupo A e o Flu ficando na vice-liderança do grupo B, atrás do Botafogo. Em tese, nada que deva afetar muito a classificação de ambos para as semi-finais da Taça Rio.

O Fluminense começou o jogo melhor, mas logo o seu meio-campo defensivo foi sendo superado pela força ofensiva do Fla, que dominava, mas, sem centroavante de ofício, não ameçava.

As melhores chances da primeira metade do 1º tempo foram do Flu, com Conca e Emerson, que pararam em boas defesas de Felipe. O Fla teve um perigoso chute cruzado de Ronaldinho Gaúcho, que Thiago Neves chegou atrasado.

Na parada técnica, Muricy acertou a marcação do Flu, avançando o time, e o jogo voltou a ficar equilibrado. A primeira defesa de Ricardo Berna aconteceu somente aos 42, em chute de Negueba, perdido até então. Logo depois, Renato obrigou o goleiro tricolor a nova boa defesa, após uma blitz rubro-negra.

No 2º tempo, o campeão brasileiro novamente começou melhor. Aos 6, Emerson chutou cruzado, Felipe espalmou e bola ficou viva na pequena área. Aos 8, Emerson chutou cruzado e Rafael Moura chegou atrasado. Logo em seguida Thiago Neves, o melhor do Fla, fez boa jogada individual e acertou o ângulo, para bela defesa de Berna. O Fla já havia equilibrado o jogo.

Depois da parada técnica, Muricy melhorou o inoperante meio-campo tricolor, que errava muitos passes, e colocou Souza no lugar de Marquinho. Araújo também entrou, dando novo gás ao ataque.  Daí em diante só deu Fluminense. O time ganhou o meio-campo e os laterais passaram a apoiar.

Os cruzamentos eram da direita e da esquerda, rondando a área rubro-negra. As substituições de Luxemburgo não deram resultado. Na melhor chance, após um abafa Mariano cruzou e Gum acertou a trave, com o goleiro Felipe já batido. No fim, o 0x0 foi justo, mas se tivesse que haver um vencedor, deveria ser o Fluminense, no meu ponto de vista, pois foi quem criou as melhores chances.

O Flamengo continua invicto e com a classificação para as semi-finais da Taça Rio encaminhada, podendo repetir o Botafogo em 2010 e ser campeão direto. Mas, continua sem encantar, apesar da conquista, com justiça, da Taça GB. Não venceu os seus jogos mais difíceis na temporada, empatando com Botafogo e Fluminense. Até venceu o Vasco por 2x1, mas era um adversário desestruturado naquela ocasião.

Já o Fluminense continua com um meio de campo que erra muitos passes e joga toda a criação em cima de Conca. Souza não pode ser banco deste time. Dos cinco jogos difíceis que teve na temporada, o Flu não ganhou nenhum. Perdeu do América do México e do Botafogo. Empatou com Argentinos Jrs, Nacional e Flamengo.

Mais cedo, o Vasco venceu por 4x2 novamente. A vítima da vez foi o Madureira. O destaque foi Bernardo, autor de três gols. Felipe voltou a dar passes decisivos. Porém, o jogo foi difícil e o time suburbano buscou o empate duas vezes. No finalzinho é que o time vascaíno fez os dois gols que decidiram a partida.

Já o Botafogo goleou o Americano por 4x0 ontem. Em um bom 2º tempo, o time fez 2x0, abrindo o caminho para a goleada na etapa complementar.  Herrera quebrou o jejum em alto estilo, marcando dois gols. A vitória fez o alvinegro manter os 100% na Taça Rio, garantir a liderança e encaminhar a classificação para as semi-finais.

Atualização às 21h56: Depois de várias medidas desastradas, a nova direção tricolor, comandada por Peter Siemsen, conseguiu a proeza de deixar escapar o melhor técnico do Brasil na atualidade. Muricy Ramalho, que perdeu a chance de ser técnico da seleção por causa do Fluminense, pediu demissão após o jogo. Como o desastrado início de Patrícia Amorim no Flamengo, quando Andrade foi demitido em um momento decisivo da Libertadores, o Flu ficará sem técnico quando precisará vencer seus três últimos jogos na competição sul-americana.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Christiano Abreu Barbosa

    [email protected]

    BLOGS - MAIS LIDAS