O estadual chega à sua 1ª final
Christiano 21/02/2011 22:12

A fase de classificação da Taça Guanabara, foi, como previsto, quase protocolar, com os times grandes vencendo a maioria dos jogos contra os pequenos. Flamengo, Fluminense e Botafogo se classificaram sem qualquer dificuldade.

O time mais fraco dos grandes (já há algum tempo na administração Roberto Dinamite), o Vasco, foi o único a não se classificar para as semi-finais, tendo o seu pior início de estadual da história. Em seu lugar entrou o Boavista, de Saquarema.

Não houve um time que se destacasse, com todos os grandes classificados tendo altos e baixos. Nas semi-finais, o equilíbrio foi mantido, com dois empates e os pênaltis definindo os finalistas, através da competência dos goleiros que pegaram as penalidades e da incompetência dos batedores que perderam os pênaltis.

O campeão brasileiro Fluminense acabou por dar vexame ao não confirmar o seu favoritismo e ser derrubado nos pênaltis pelo Boavista, de elenco modesto, frente ao galático elenco tricolor. Foi a primeira derrota do Flu para um pequeno em fases finais do estadual, desde que este modelo foi estabelecido em 2004.

Flamengo e Botafogo, que tem a rivalidade mais acirrada dos últimos anos no estado, fizeram mais um bom e disputado jogo. Com outro empate em jogo equilibrado, o jogo foi para os pênaltis. E aí, o goleiro rubro-negro fez a diferença, como em dois títulos do tricampeonato do Fla sobre o Botafogo.

Na final contra o Boavista, o Flamengo é favorito para ganhar mais uma Taça GB e carimbar o passaporte para a final. O Boavista, apesar de ter um time arrumado, deve seguir os passos do Resende, que eliminou o rubro-negro das semi-finais da Taça GB em 2009 e foi derrotado facilmente pelo Botafogo na final.

Fluminense, campeão brasileiro, e Botafogo, campeão carioca e 6º colocado no Brasileirão, os melhores times do estado do Rio em 2010, estão fora da final da Taça GB. O Flamengo, maior ganhador de estaduais dos últimos anos, ruma para mais uma finalíssima do Campeonato Carioca.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Christiano Abreu Barbosa

    [email protected]

    BLOGS - MAIS LIDAS