Ir. Suraya, uma mulher à frente do seu tempo!
bethlandim 21/02/2011 11:12

Se todos fossem iguais a você, que maravilha viver, uma canção pelo ar, uma mulher a cantar, uma cidade a cantar, a sorrir, a cantar, a pedir a beleza de amar, como o sol, como a flor, como a luz...  Existiria verdade, verdade que ninguém vê, se todos fossem no mundo iguais a você! Ir. Suraya nasceu em Macaé. Filha de família tradicional do empresário libanês Jorge Chaloub e de Alzira Benjamin Chaloub. Caçula de sete irmãos, desde cedo Ir. Suraya já irradiava alegria a todos a sua volta. Perdeu sua mãe aos nove anos, o que não a fez perder a maternidade, que mais tarde se aflorou com a sua vocação. Tinha no seu pai, Jorge Chaloub, seu amigo, confidente, seu exemplo de vida. Sempre alegre, entusiasmada com a vida (cheia de Deus), Ir. Suraya veio estudar em Campos, no “Auxiliadora”, aos 10 anos.

Aluna irrepreensível gostava de jogar vôlei, mas seu esporte preferido era o tênis,torcedora convicta do Fluminense. Amiga dos amigos, viu no “Auxiliadora” e nas FMA sua casa, sua vocação. Quando decidiu seguir a vocação de ser Filha de Maria Auxiliadora teve que convencer seu pai do caminho escolhido.

Formou-se em Filosofia pela UFRJ e depois concluiu seus estudos superiores em Turim, na Itália e em Lyon e Paris na França, onde estudou por cinco anos. Pós graduou-se no Chile em Planejamento Educacional e se tornou Mestre pela PUC-RIO. Sua religiosidade, seu amor à educação e sua identificação com o projeto de Dom Bosco e Madre Mazzarello, aliados ao desejo de um projeto de serviço a uma causa maior, levaram-na a vida religiosa missionária a favor da educação da juventude.

Em seu caminho teve uma brilhante carreira como Educadora, Diretora do Auxiliadora de Campos, Diretora do Auxiliadora de Macaé, Reitora Acadêmica da Universidade Católica de Brasília, Presidente da AEC/RJ e membro de sua Diretoria Nacional, membro do Conselho Estadual de Educação do Rio de Janeiro. Em março de 2002, sob a sua Direção, surgiram os Institutos Superiores de Ensino do CENSA, cuja iniciativa foi uma resposta concreta aos desafios de nossos tempos, marcados pela sociedade do conhecimento.

Incansável em seu trabalho, empreendedora, passa sua força invisível aos nossos olhos com incrível confiança através de sua fé e sabedoria! Uma mulher a frente de seu tempo!

Seu conhecimento transforma-se em luta a favor do ser humano. Extremamente humanística, Ir. Suraya vislumbra sempre o “Homem”, o Ser Humano, no seu crescimento intelectual, profissional, aliado ao crescimento espiritual. Particularmente, sou beneficiada neste aprendizado, pois na convivência diária, absorvo suas lições e aprendo cotidianamente. Muitas vezes através de um simples olhar ou no evangelho que lemos todos os dias, antes de iniciarmos o trabalho do gabinete. Quantas lições, quanto aprendizado! O meu muito obrigada sempre!

Tenho absoluta certeza, que estas simples palavras que escrevo, representam o pensamento de milhares de pessoas que gostariam de expressar carinho por você. Desejo que no dia 23, dia de celebrar sua vida, você sinta cada vez mais a presença do inexplicável, que tantas e tantas vezes nos faz sentir.

Que seu viver continue pleno de paz e de luz, e que possa sempre iluminar, com o farol da fé e da sabedoria o nosso caminho!

Luz esta que reluz nas suas ações de iluminar almas!

Que jamais, em tempo algum, se esqueça da Presença que és para todos que convivem com você! Como nos diz a música de Milton Nascimento: “Sua vida é um dom, uma certa magia, uma força que nos alerta. É preciso ter sonho sempre. Você traz na pele e na alma essa marca de ter fé na vida.." E assim é Ir. Suraya, mulher de sorriso franco e largo que possui alegria no viver. Mulher forte sem perder a ternura, que a todos tem sempre uma palavra, um conselho, passando sempre fé e tranqüilidade para a resolução dos problemas. Uma mulher que acredita no jovem, na força da educação, sobretudo em nossa Campos dos Goytacazes. Pois Ir. Suraya teria o mundo para exercer sua vocação, mas escolheu Campos para se dedicar, empreender uma educação visionária e solidária. O conformismo não faz parte de seu vocabulário. Pelo contrário, busca sempre se renovar, inovar, aprender. O desejo intenso de aprender é uma das suas maiores qualidades.

Cultiva seus sonhos como quem cuida da “videira”. Acredita no ser humano, sabe como ninguém descobrir talentos e orquestrar afinadamente seus professores, alunos, funcionários e amigos, pois acredita que viver é saber eternizar os momentos. Já alcançou que o amor verdadeiro começa quando nenhuma retribuição se espera, e desta forma vive com intensidade as suas atividades e o seu amor ao próximo. Você tem cheiro de colo de Deus! Ao seu lado a gente sabe que os anjos existem!

Obrigada, Ir. Suraya, por ser um presente todos os dias em nossa vida!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Elizabeth Landim

    [email protected]

    BLOGS - MAIS LIDAS