A HORA É ESSA!!!
bethlandim 14/02/2011 22:18

O Inep/MEC divulgou no dia 13/01/2011 o Censo do Ensino Superior de 2009 indicando que naquele ano 1.102.000 estudantes se matricularam em mais de 2.700 cursos de Administração espalhados pelo Brasil. Isso representava 18,5% de toda a população universitária brasileira. O levantamento indica ainda que o curso de Administração alcançava em 2009 quase o dobro de alunos do curso de Direito, o segundo mais procurado com 651 mil alunos, seguido de Pedagogia (573 mil) e Engenharia (420 mil).

A grande procura pelo curso de Administração – no Brasil e no mundo – pode ser explicada pela crescente demanda por Administradores profissionais em diversos segmentos: indústria, comércio, serviços, administração pública, terceiro setor, consultoria, magistério, etc. Tendência essa que deve assim se manter, já que o Brasil passa por um processo de desenvolvimento que exige qualidade em seus processos de gestão. Os grandes investimentos previstos para os próximos anos representam grandes oportunidades para o país mostrar elevados níveis de eficiência e de eficácia na aplicação de recursos, assim como na geração de resultados efetivos para todos os interessados, sobretudo para a sociedade brasileira.

No estado do Rio de Janeiro, especificamente  em nossa região, Campos dos Goytacazes, São João da Barra e Presidente Kennedy, não existem mais indícios e  sim provas concretas de crescente demanda. O Super Porto do Açu será responsável pela exportação de minério de ferro, aço, etanol, petróleo e granito. Deverá ser a sede de uma unidade de processamento de petróleo da bacia de Campos, preparando o petróleo para a exportação, retirando a água que vem junto quando o mesmo é extraído do solo. O Super Porto pretende ser um polo industrial de grande porte, constituído de usinas termo-elétricas, complexo siderúrgico, polo metal-mecânico e ainda apresentar uma planta de gaseificação de carvão e pelotizadora de minério de ferro, além de montadoras de automóveis e beneficiamento de rochas ornamentais. A mais recente novidade é a instalação de uma unidade de construção naval (Super Estaleiro)  com operação prevista para início em final de 2012.

Em Presidente Kennedy a construção de um outro porto multiplica a demanda por administradores, engenheiros e técnicos em inspetor de soldagem e em equipamentos.

Portanto, conhecimento é a palavra chave! Não podemos deixar nossa qualificação para depois. Depois, será tarde. A moeda mais valiosa é o conhecimento. A hora é essa! Que nossa população possa ver o que está por vir, o que já está entre nós! Esta visão fará toda diferença no crescimento de nossa cidade.

Com afeto,

Beth Landim

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Elizabeth Landim

    [email protected]

    BLOGS - MAIS LIDAS