São João da Barra no Guia 4 Rodas
Christiano 11/01/2011 20:53

Assim como Campos, São João da Barra também está presente no Guia 4 Rodas na seção + Cidades (entenda aqui), mesmo tendo sua população 14 vezes menor do que o maior município da região. Pelo Censo 2010 do IBGE, Campos tem 463.545 habitantes, contra 32.767 de São João da Barra.

As informações do Guia 4 Rodas 2011 são de agosto de 2010, pois é nesta data que se inicia o fechamento da edição, lançada em outubro do ano passado. Nesta época o Censo 2010 não havia ainda terminado, por isto a divergência na população.

São João da Barra tem 2 hotéis indicados: Pousada Mediterrâneo, em Atafona, e Sesc Mineiro, em Grussaí. O município é destacado por ser a sede do Superporto do Açu, o maior porto da América Latina.

Na edição de 2011, o restaurante Transa Louca, o melhor do município, perdeu a indicação que tradicionalmente recebia. Uma pena, porque a gastronomia de lá continua da melhor qualidade.

Entre as atrações estão as praias, recebendo 1 estrela as praias de Barra do Açu, Chapéu de Sol e Atafona. Grussaí tem 2 estrelas, sendo considerada pelo Guia 4 Rodas a melhor praia de São João da Barra. Um prato cheio para disputa entre veranistas de Atafona e Grussaí.

A classificação das praias pelo Guia 4 Rodas vai de 1 a 5 estrelas. Somente 5 praias do Brasil tem a honraria de receber 5 estrelas. Três delas ficam no paraíso de Fernando de Noronha (PE): Baía dos Porcos, Sancho e Leão. As outras duas praias são Espelho, na Bahia, e Patacho, em Alagoas. Todas ficam no Nordeste.

As praias da São João da Barra têm o seu tom marrom devido ao desaguamento do Rio Paraíba em Atafona que, somado ao predominante vento nordesde da região, leva as águas do rio a se misturarem com as do mar na faixa visível das praias. Em contrapartida, propiciam em Atafona o visual paradisíaco do Pontal.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Christiano Abreu Barbosa

    [email protected]

    BLOGS - MAIS LIDAS