Guia Quatro Rodas rebaixa Campos
Christiano 10/01/2011 22:16

O Guia 4 Rodas, da Editora Abril, é a mais completa e confiável fonte de informações de destinos de viagens no país, seja com o objetivo de lazer e turismo ou de negócios. Ele classifica e dá informações detalhadas e atualizadas de hotéis, restaurantes e atrações das principais cidades brasileiras.

A cada ano o Guia 4 Rodas tem uma nova edição, sempre com novidades gráficas e de conteúdo. A sua classificação é por cidades, que seguem as páginas em ordem alfabética. Na edição de 2011 do guia, nas bancas desde o ano passado, foi criada uma seção chamada + Cidades.

Esta seção fica no finalzinho do livro e ali estão listadas as cidades consideradas menos interessantes para o leitor do guia, com informações comprimidas e bem sucintas.

Nesta nova organização, Campos foi remanejada para a seção + Cidades, quase incógnita, na longínqua página 916. No local aonde estaria Campos normalmente, na página 239, há apenas uma chamada para o final do livro, como pode ser visto abaixo:

Com passado e presente de grande relevância, Campos se coloca nesta situação pelo descaso de décadas com o seu patrimônio histórico, que rui prédio a prédio sem o devido olhar do poder público.

Seu grande potencial turístico, com os solares, os prédios históricos, as belas igrejas, as cachoeiras e as lagoas, entre outras atrações, é muito, muito pouco explorado pelo poder público.

O parque hoteleiro carece de várias melhorias e do aumento de número de leitos. Os únicos hotéis dignos de citação no Guia 4 Rodas foram (como pode ser visto na imagens): Antares, Fazenda Pedra Lisa, Gramado, Jardim de Allah, Terrazzo e Via Park.

Por Campos estar na seção + Cidades, este hotéis não são classificados pelo Guia 4 Rodas. O guia tem o critério de classificar os hotéis e pousadas por casas. Quanto mais casas, melhor a acomodação será.

Este critério é parecido com as estrelas usadas pela Embratur para classificar os hotéis que fez sucesso no passado, mas hoje está em desuso. Para efeito de comparação, 1 casa no 4 Rodas equivale a aproximadamente 2 estrelas na Embratur. A cada casa, soma-se uma estrela.

Em termos de restaurantes, o Guia 4 Rodas 2011 simplesmente não indica mais nenhum em Campos. Até a edição de 2010, dois restaurantes eram comumente citados: La Coruña e La Pierrad.

O La Coruña, especializado em frutos do mar, foi considerado o melhor restaurante da cidade durante muitos anos. Hoje, já com novo dono, ele realmente não é mais o mesmo.

Já o La Pierrad fechou. Porém, aqui o Guia 4 Rodas peca. Há boas opções em Campos que são ignoradas há anos pelo avaliador do guia, como Piccaddilly, Cabernet e Cantão do Líbano. E, entre as novas opções de restaurantes, vem se destacando o Speciale, inaugurado no ano passado.

A única outra atração que foi mencionada pelo guia foi a Praia do Farol de São Tomé, que, para quem não é veranista tradicional, atrai pelos shows, pelo agito e pelo surfe.

Para acessar gratuitamente os dados do Guia 4 Rodas basta clicar no ícone acima. As informações de Campos podem ser acessadas aqui. Mas, o melhor mesmo, para quem viaja com frequência, é comprar o guia nas bancas, que custa apenas R$ 29,99.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Christiano Abreu Barbosa

    [email protected]

    BLOGS - MAIS LIDAS