IPVA mais barato? Faça como o Detran-RJ. Emplaque seu carro no Paraná
Esdras
A frase, que circula na internet, serve como uma luva para o campista. O veículo especial do Detran, que atuou na fiscalização em Campos, é emplacado no Paraná. [caption id="attachment_900" align="aligncenter" width="756" caption="Veículo especial que atuou nas operações em Campos, como mostra a foto da última operação, é emplacado no Paraná (Foto Ururau)"][/caption] O Governo do Estado, que determinou investigação da Polícia Civil e blitzens contra campistas que emplacam carro no Espírito Santo, não fiscaliza com o mesmo rigor os carros de empresas que trabalham para o Detran-RJ Embora a prática possa ser enquadrada como crime contra a ordem tributária, o Detran-RJ não parece ser o órgão mais indicado para apreender veículos enquadrados nesta situação. Como se vê nas fotos dos veículos Fiat Doblo, caracterizados e utilizados a serviço do Detran-RJ, um foi flagrado no Rio utilizando a placa ASF 5345, classificada como sendo de Colombo, no Paraná, e um outro foi fotografado nas operações em Campos, utilizando a placa ASH 3895, de Pinhais, também no Paraná.
[caption id="attachment_909" align="aligncenter" width="756" caption="Placa de Colombo, registro no Detran-PR: Pinhais"][/caption]
No Detran-PR o carro é licenciado em Pinhais, na placa do veículo consta Colombo
Diante do fato inusitado, a equipe da Somos realizou uma pesquisa sobre os veículos e descobriu que, apesar de nas fotos um deles estar utilizando a placa ASF 5345, de Colombo – PR, estranhamente esse Fiat Doblo está registrado no Detran do Paraná como sendo emplacado no município de Pinhais, também naquele estado. Os dois veículos são de propriedade do Banco Itaú Leasing e arrendados à empresa Perkons S/A, que mantém contrato com o Governo do Estado do Rio de Janeiro na área de  prestação de serviço para desenvolvimento, fornecimento, implementação, implantação, suporte, manutenção, treinamento, com a transferência dos recursos materiais e tecnológicos da solução em gestão de fiscalização e monitoramento eletrônico, publicado no Diário Oficial do Estado, no dia 08 de janeiro de 2010, ao custo de um milhão e setecentos mil reais por 04 veículos de monitoramento. Quem fiscaliza quem fiscaliza? Curiosamente, o veículo da Perkons, que mantém vários contratos para administração de lombadas eletrônicas, foi multado múltiplas vezes no Rio de Janeiro por excesso de velocidade. Segundo uma pesquisa feita pela Somos, são pelo menos quinze multas, a maioria delas na Avenida Brasil, uma das avenidas mais movimentadas do Rio de Janeiro. Todas por excesso de velocidade. Calote? Como serão cobradas essas 15 multas por excesso de velocidade, apenas desse veículo da empresa, se as placas não correspondem ao registrado no Detran-PR? Com a palavra o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro. Saiba mais AQUI.
Sobre o autor

Esdras

[email protected]

BLOGS - MAIS LIDAS