Leaf - O carro elétrico da Nissan, que está de olho no Porto do Açu
Esdras
[caption id="attachment_871" align="aligncenter" width="756" caption="O CEO da Renault–Nissan, Carlos Ghosn, na foto ao alto com o Leaf e, ao lado, com Eike Batista e a prefeita de São João da Barra Carla Machado em recente visita ao Super Porto do Açu"][/caption] A visita do CEO da Renault–Nissan, Carlos Ghosn, e Eike Batista ao Super Porto do Açu para ver de perto o empreendimento que poderá receber uma montadora de veículos é mais um excelente sintoma da grande perspectiva de progresso para toda a região. Aos 56 anos, o brasileiro Carlos Gohsn (de Guajará Mirim – RO) traz na bagagem a recuperação da Nissan. Quando exercia o cargo de Presidente da Renault em 1999, recebeu a missão de recuperar a Nissan que acumulava um prejuízo de US$ 6,5 bilhões e tinha uma estrutura pesada e deficitária. Para isso foi morar no Japão e, seis anos depois, obteve um lucro operacional de US$ 8 bilhões, o que a transformou na montadora com maior margem de lucro operacional do mundo (10%). Em 24 de outubro de 2006, ele foi condecorado com o título de Cavaleiro Oficial do Império Britânico (Honorary Knight Commander of the British Empire). O grupo Renault – Nissan fatura US$ 130 bilhões anuais e investirá 11% da receita em três anos. Sonho em comum O executivo mais bem pago da Europa, que recebe € 45,5 milhões anuais como presidente da Renault-Nissan, e Eike Batista, o 8º homem mais rico do mundo, têm em comum, além do enorme sucesso empresarial, o sonho do carro elétrico com emissão zero de poluentes. Veja 17/09/2010 “Anteontem, Eike Batista anunciou sua intenção de construir carros elétricos no Brasil. Na véspera, sem alarde, jantou com Carlos Ghosn, o presidente mundial da Renault Nissan”. Revista Época – 02/12/2010 “Há planos de lançar um carro elétrico no país em parceria com o empresário Eike Batista? Ghosn: Estamos abertos a conversar sobre parcerias. A Renault estabeleceu relações com a japonesa Nissan, com a coreana Samsung, com a russa Lada, com a indiana Bajaj. Temos grande experiência em parcerias. Se há interesse de uma pessoa séria de fazer uma tecnologia nova, estamos abertos”. O GLOBO , 08/01/2011 - Ancelmo Gois “Fábrica no Porto do Açu O brasileiro Carlos Ghosn, presidente mundial da Renault - Nissan, almoçou quinta passada com Sérgio Cabral. Ghosn negocia, em sociedade com Eike Batista, também presente ao rega-bofe, a construção de uma fábrica em Porto do Açu para a produção de 400 mil carros ano, incluindo modelos desenvolvidos aqui.” Leaf - O carro elétrico que poderá ser fabricado no Açu A Nissan do Brasil apresentou Nissan LEAF, o primeiro carro 100% elétrico a ser comercializado em grande escala em todo o mundo, na 26ª edição do Salão do Automóvel, realizada de 27 de outubro a 7 de novembro de 2010, no Centro de Convenções Anhembi, São Paulo. O LEAF (folha em inglês) teve 20.000 reservas de compra apenas nos EUA, superando as expectativas da empresa antes mesmo de estar disponível nas concessionárias japonesas e americanas. “Vendido a US$ 20.280 em estados americanos como a Califórnia, ele é um produto que pode ser comprado por muita gente. É o primeiro carro ecológico popular. Ter um automóvel com emissão zero a esse preço pode significar uma revolução. (Ghosn) A carroçaria do LEAF é um dos volumes de tamanho médio que acomoda confortavelmente cinco adultos e possui uma autonomia de mais de 160 km, e pretende conferir à Nissan uma posição de destaque numa 'nova era de mobilidade, a era das Emissões Zero', de acordo com a marca. O modelo não emite CO² e, de acordo com Carlos Ghosn, Presidente Mundial da Nissan, o carro é totalmente reciclável quando chegar ao fim o seu ciclo de vida. Nos EUA e Japão ele já começou a ser vendido e confirmou seu sucesso. O modelo tem uma bateria de íon-lítio de 90 kW de potência e que pode ser recarregada através de uma tomada 110 volts durante a noite ou através de um recarregador, atingindo velocidade máxima de 145 km/h. YOKOHAMA, Japão (29 de Novembro, 2010) Marcando um momento histórico para a Nissan Motor Co. Ltd. e para os veículos de emissões zero, o Nissan LEAF 100% elétrico foi distinguido com o galardão Carro Europeu do Ano 2011. O primeiro veículo de emissões zero acessível, com produção em massa para o mercado global, suplantou 40 concorrentes para vencer o prêmio mais importante da indústria de automóvel. Em 47 anos de história da iniciativa, esta é a primeira vez que o galardão foi atribuído a um veículo elétrico. “Vemos os veículos elétricos não como nichos de mercado, mas como veículos para o mercado de massas. O maior problema será a capacidade de produção.” (Carlos Ghosn, presidente da Renaut – Nissan)
Sobre o autor

Esdras

[email protected]

BLOGS - MAIS LIDAS