Flu pode ser bicampeão ou tri?
Christiano 05/12/2010 08:31

O Fluminense faz hoje o seu o jogo mais importante do ano. Para muitos, a partida de maior relevância desde o título de campeão brasileiro conquistado em 1984, contra o Vasco (relembre assistindo ao vídeo abaixo). Para outros, o jogo mais importante desde a final da Libertadores, perdida nos pênaltis para o algoz LDU.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=pSsxlcw9p5E[/youtube]

A vitória contra o Guarani dará o título de campeão brasileiro de 2010 para o Fluminense, título que não conquista há 26 anos. O mais perto do título que havia chegado, depois de 1984, foram as semi-finais, na era dos mata-mata, fase em que caiu em 1988, para o Bahia, em 1991, para o Bragantino, em 1995, para o Santos, em 2001, para o Atlético/PR/, e em 2002, para o Corinthians.

Nos pontos corridos o melhor desempenho foi o 4º lugar conquistado em 2007, ano em que conquistou a Copa do Brasil e, com a vaga da Libertadores na mão, perdeu um pouco da gana no Brasileirão daquele ano.

Pela CBF, que somente instituiu oficialmente o Campeonato Brasileiro em 1971, caso o Fluminense se sagre campeão hoje, seria o bicampeonato (1984-2010). Porém, para os tricolores, como mostram as perigosas faixas de campeão vendidas por toda a cidade do Rio, este é o tricampeonato, pois eles contam o título de 1970 do Robertão ou Taça de Prata.

O campeonato de 1970 teve 17 participantes de todo o país, em número e forma muito similares ao de 1971, ano em que a CBF instituiu oficialmente o Campeonato Brasileiro. Disputavam os 4 grandes do Rio, os 4 de São Paulo, os 2 de Minas, os 2 do Rio Grande do Sul, além de Atlético/PR/, Bahia, Santa Cruz, Ponte Preta e América/RJ/.

Todos se enfrentaram em turno único. Os 4 melhores de classificaram para o quadrangular final, que envolvia, além do Fluminense: o Palmeiras, de Ademir da Guia, Dudu, Leão e a Academia; o Cruzeiro, de Tostão e Dirceu Lopes; e o Atlético/MG/.

O Flu venceu o Palmeiras por 1x0 no Rio, derrotou o Cruzeiro por 1x0 no Mineirão e jogou pelo empate contra o Atlético/MG/ no Maracanã, ficando no 1x1 e garantindo o título de campeão brasileiro daquele ano diante de mais de 120.000 torcedores.

Para a CBF e os seus critérios, o Flu pode ser hoje bicampeão. Para a torcida, o clube e os comerciantes de faixa, o tricolor pode ser tricampeão no Engenhão. Resta saber como ilustrarão os jornais em um possível pôster. Isto tudo, claro, se o Fluminense fizer o dever de casa e vencer o Guarani.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Christiano Abreu Barbosa

    [email protected]

    BLOGS - MAIS LIDAS