UM OUTRO LUGAR
lucianaportinho 27/12/2010 02:07
Portela é um daqueles brincos que alguma princesa perdeu às margens do Paraíba. Ali em Itaocara, tão perto de Campos e tão longe do burburinho e das contradições das grandes cidades. Ir à Portela só é bom sem pressa. Conversar com o  Salatieu Morete , um dos raros (e caprichosos) tanoeiros do Estado do Rio. [caption id="attachment_645" align="aligncenter" width="390" caption="Ft. Vigilantes Urbanos & Rurais"][/caption]

Depois, passar pela praça e entrar na Loja Moderninha, de portas abertas desde 1973, vendendo "de quase tudo", de  paredes frontais com um raro azulejo negro, cheio de lua, estrelas e sol, bem ao estilo Lumiar, Mauá, Paraty... aliás, Portela em sua singeleza, tem muito da magia destes lugares. Tem a sua própria magia. Que locações para um longa-metragem!

[caption id="attachment_646" align="aligncenter" width="390" caption="Ft. Vigilantes Urbanos & Rurais"][/caption]

Que gente simpática, atenciosa, a princípio reservada e logo, logo, receptiva, confiante, hospitaleira, todos os adjetivos. Como o Anselmo, barbeiro, colecionador de antiguidades, dono da Moderninha e do coração da bonita Rogéria, sua esposa de total aparência nórdica. Pais de 2 filhos lindos, Rogério e Rogelmo, crianças livres, daquelas de subir em árvore e outras artes que grandes cidades não permitem. Anselmo atualmente está recuperando pacientemente um sinucão oficial , feito na Inglaterra e que estava quase que irremediavelmente perdido. Fala com orgulho do pai, o poeta e advogado, Almir Pinto de Azevedo, autor de livros que contam a história do lugar, que, já teve  nos tempos da ferrovia, hotel com 140 leitos e até um bordel renomado. Portela é lugar que se guarda na retina e no coração.

Luciana Portinho

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Luciana Portinho

    [email protected]

    BLOGS - MAIS LIDAS