Emocionante!!!!
bethlandim 18/12/2010 11:04

Emocionante!! Indescritível!!  Há dois anos o ISECENSA (professores, alunos e direção) realiza um trabalho acadêmico junto a Comunidade Tamarindo, na Rua Formosa. O Projeto Universidade Bairro alia alunos, professores e direção, num caminho  de mão dupla, porque ao ensinarmos quem mais aprende somos nós.

Iniciamos o projeto em 2009 com o curso de Administração, realizando um Censo socioeconômico com todos os moradores das 51 casas daquela Vila. Hoje sabemos quem são, onde moram, onde trabalham, seus sonhos e desejos. Após o Censo realizado em março /2009, iniciamos o atendimento com o curso de Fisioterapia, realizado semanalmente, todas as quartas-feiras, no domicílio de cada paciente. Que aprendizado! O toque das mãos dos fisioterapeutas não cura somente as dores do corpo, mas as da alma, pois eles se sentem protegidos e cuidados por profissionais zelosos e altamente competentes.

O curso de Enfermagem iniciou suas atividades na comunidade, a partir da disciplina Saúde Coletiva, realizando diagnostico situacional e intervenções de saúde baseados nos princípios e problemas levantados. Foram realizados coleta de exame de fezes de todos os moradores, e tratamento individual, além do trabalho no trato de pediculose, da higiene e noções de saneamento, do cuidado e limpeza dos alimentos, curativos, etc, ... semanalmente.

Os professores e alunos de Arquitetura e Urbanismo visitaram todas as 51 casas da vila e elaboraram as plantas de todas elas, pois em 2011 e 2012 faremos a intervenção nas residências, em trabalho conjunto com toda a comunidade do ISECENSA, para colocação de telhados (um dos maiores problemas dali), pois a chuva causa infiltração e muito mofo, o que prejudica a saúde, principalmente de crianças e idosos. Iremos também fazer a pintura de todas as casas, bem como a reforma dos banheiros e cozinhas. Os professores de Arquitetura já realizaram a primeira intervenção através da planta e reforma da nossa sede, inaugurada ontem, na Vila Tamarindo, num clima de total emoção. Como disse nossa Diretora Geral Ir. Suraya Chaloub: “Hoje a comunidade do Auxiliadora/ISECENSA e a comunidade da Tamarindo são uma só comunidade. Mais do que abrir os portões da nossa sede, abrimos o nosso coração, para juntos escrevermos uma nova história nesta Vila.”.

O curso de Pedagogia já trabalha com 18 crianças com dificuldade   de aprendizagem e terá ali atendimento para todas as crianças, bem como abrirá a alfabetização e letramento para os adultos. Além disso, montou todo o acervo da biblioteca para pesquisa, contação de história e trabalhos pedagógicos com as crianças, com duas pedagogas, todos os dias, em nossa sede.

O ISECENSA já adquiriu uma máquina que se encontra em nossos laboratórios de Engenharia de Produção e será instalada em nossa sede, para fabricação de vassouras ecológicas, a partir de garrafas pet.

N ão contive as lágrimas ao ver Dona Gessiléa, moradora da comunidade, chorando de emoção ao entrar na biblioteca (um lugar mais do que especial para mim). Ver o brilho nos olhos das crianças navegando na internet, percorrendo o nosso espaço, viajando no mundo dos livros, recebendo os presentes de Natal (arrecadados por nós junto aos alunos e professores) compensou todos os esforços. Ver a gratidão das famílias recebendo suas cestas personalizadas de Natal foi muito gratificante. Foram lágrimas doces de alegria, de alma lavada, de quem sonha, projeta e vê a concretização de seus sonhos, realizados através de várias mãos.  Mãos que se unem para escrever uma nova história da Vila Tamarindo.

Uma história carregada de carinho, alegria, bondade e competência de todos os profissionais e alunos que ali trabalham já há dois anos, e agora com a sede inaugurada, com uma biblioteca com acervo de 400 títulos de livros e mais de 150 revistas de educação, apoio psicopedagógico para as crianças com dificuldade de aprendizagem, um consultório que irá atender semanalmente com um médico clínico geral, um pediatra, fisioterapeutas e enfermeiros, e um centro com cinco computadores com internet e softwares educacionais.

Finalizo dizendo que é indescritível a emoção de estarmos ajudando a construir e escrever a história junto com os moradores da Vila Tamarindo, para que sejamos um país digno, autônomo, responsável, onde o trabalho é valorizado e produz frutos de independência social,onde cada conquista tem o suor de cada profissional e morador daquela Vila! Agradeço a  todos professores, coordenadores, alunos, irmãs salesianas, comunidade tamarindo por acreditar  em nosso trabalho, nos oportunizando a realização de projetos ousados e libertadores! Retomaremos as atividades em nossa sede no retorno das férias, no dia 10 de fevereiro.

Que venham mais Vilas Tamarindo!!! Que nossos corações estejam sempre abertos para o trabalho responsável, mas acima de tudo, que possamos enxergar todo o trabalho realizado sempre com “os olhos da alma”! Porque a cidade está no homem...

Com afeto,

Beth Landim

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Elizabeth Landim

    [email protected]

    BLOGS - MAIS LIDAS