Blogs, mídia tradicional e Lula
Christiano 28/11/2010 12:33

Na última quarta-feira, o presidente Lula concedeu uma entrevista, classificada pelo governo como histórica, a alguns blogueiros no Palácio do Planalto. Foi a primeira vez que um presidente concedeu aos blogs uma entrevista coletiva.

Os blogs são, hoje, uma forma de expressão individual que vai se consagrando como um novo tipo de mídia, na qual qualquer simples mortal pode, com um computador e acesso à Internet, expressar a sua opinião para o mundo.

Como toda mídia, não está imune a qualquer tipo de posicionamento, inclusive o político, muitas vezes visando interesses pessoais. Cabe aos consumidores de informação, que são os que realmente determinam a consagração ou o fracasso de um veículo de comunicação, saber separar o joio do trigo.

O sucesso dos blogs, muito ligado à grande interatividade com os leitores, fez muitos pensarem que eles vêm para substituir os velhos órgãos de comunicação. Um imenso erro, em meu ponto de vista. Blogs convivem bem e são complementares a jornais, TVs, rádios, portais e demais tipos de mídia.

Tanto é que recente pesquisa apontou que 90% do conteúdo dos blogs são republicações ou análises sobre conteúdos produzidos pela mídia tradicional. Uma interessante visão sobre este assunto foi publicada recentemente aqui pelo blog Opiniões, do jornalista Aluysio Abreu.

Cientes que o coletivo faz a força, muitos blogs se organizaram e se reuniram em redes informais. Em Campos, por exemplo, surgiu a Rede Blog, que fez sucesso nas eleições de 2008. Hoje, com o surgimento de outros blogs na cidade, o movimento perdeu força.

Alguns dos blogs espalhados pelo país elencaram como inimigos a mídia tradicional, destinando a ela toda a sorte de críticas, algumas com fundamento, outras nem tanto. Os mais coléricos partem para ofensas, muitas vezes de forma covarde, usando comentários anônimos postados pelos próprios blogueiros.

Brigar e polemizar com o mais forte dá Ibope. É a velha luta do Davi contra o Golias, que faz sucesso no católico Brasil, onde se valoriza a cultura do tadinho. Nesta linha, em todo o país há enfrentamento entre blogs e a mídia tradicional.

O jornalista Paulo Henrique Amorim, ex-Globo e atualmente na Record do bispo Edir Macedo, cuja linha editorial é aliada ao governo Lula, cunhou a expressão PIG, o Partido da Imprensa Golpista.

Nas disputadas eleições presidenciais deste ano, o acirramento também chegou à Internet, onde inúmeros blogs defenderam, a maioria veladamente, os seus candidatos, seja Dilma, Serra ou Marina.

Como a grande mídia, principalmente os maiores jornais impressos do país, em sua maioria apoiou, também veladamente (à exceção do Estadão), a candidatura de José Serra, os blogs aliados da candidatura do PT miraram os seus estilingues nos órgãos de comunicação.

Este blogs se uniram em um movimento, se auto denominando blogs progressistas. Realizaram até um encontro, nas vésperas da eleição. Os blogs progressistas apoiam Lula, Dilma e o governo do PT. Alguns por ideologia. Outros, por benefícios pessoais, seja diretos ou indiretos, dentro da estrutura de poder do governo federal.

A suposta entrevista coletiva "histórica" realizada por Lula com os blogueiros, foi exatamente com estes ditos progressistas, que apóiam o seu governo. O resultado, claro, não podia ser outro, uma entrevista totalmente chapa-branca, em mais um grande erro da desastrada comunicação do governo federal.

O jornal O Globo, assim como outros órgãos de comunicação, cobriu o encontro (veja na imagem acima e clique para ampliar), mostrando o caráter chapa branca da entrevista. Leia aqui a matéria, reproduzida no Blog do Noblat.

Os blogs progressistas presentes no encontro, que incluiu até o blog Cloaca News, escrito sob pseudônimo, defenderam sua posição, afirmando que a entrevista não foi chapa branca. Leia aqui, aqui e aqui, opiniões de alguns blogueiros progressistas sobre o assunto.

A Presidência da República publicou aqui matéria sobre o assunto, no Blog do Planalto, divulgando links para ouvir (aqui) ou ler (aqui) a entrevista de Lula na íntegra. Leia, ouça, forme sua opinião e tire as suas próprias conclusões.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Christiano Abreu Barbosa

    [email protected]

    BLOGS - MAIS LIDAS