Flu vence o Vasco e mantém a liderança
Christiano 07/11/2010 22:26

Corria o ano de 2005. O Fluminense, então comandado por Abel, disputava o título do campeonato brasileiro palmo a palmo com Corinthians e Internacional. Com Petkovic em grande forma, o tricolor, campeão estadual e vice na Copa do Brasil daquele ano, apresentava o futebol mais bonito do campeonato, com bonitos gols e viradas improváveis.

Faltando cinco jogos para o fim do campeonato, o Fluminense foi jogar o clássico com o Vasco, então na zona intermediária, sem maiores pretensões naquele Brasileiro. Comandados por Romário, os vascaínos despacharam o Flu por 2x0.

Antes desta derrota, o tricolor tinha chances de título e 99% de chance de ir à Libertadores. A derrota para o Vasco levou o time a perder os quatro jogos seguintes, sendo ultrapassado pelo Goiás e perdendo a última vaga na sonhada Libertadores para o Palmeiras, na derrota por 3x2 no hoje finado Parque Antártica na rodada final.

Passados 5 anos, o Fluminense novamente teve o clássico decisivo com o Vasco a cinco rodadas do final. De novo, chegou brigando pelo título e com 99% de chances de Libertadores.

Só que neste ano o script foi diferente. Com um gol de Tartá aos 3 minutos, o Flu bateu o Vasco por 1x0 no Engenhão.

O Fluminense de 2010 não tem o futebol de campeão, mas tem consistência de campeão, o que não lhe garante, é claro, o título. O Flu de 2005 tinha futebol vistoso. O do 2º turno do Brasileiro de 2010, muito desfalcado, não tem. O time de 2005 ficou pelo caminho e não foi a lugar nenhum. O de 2010 caminha para conquistas.

O jogo contra o Vasco teve dois tempos distintos. No 1º tempo, o Fluminense foi absoluto até os 30 minutos, cedendo campo ao adversário nos 15 minutos finais, que dominou esta parte da etapa. O 2º tempo foi jogo de ataque contra a defesa, com o Flu com dez em seu campo e sendo pressionado a todo tempo.

O Vasco teve algumas chances, sempre parando em mais uma boa atuação do goleiro Ricardo Berna. Mas as chances mais claras foram do Fluminense. Marquinho entrou sozinho, sozinho, e perdeu gol claro, cara a cara com Fernando Prass, aos 21 minutos. O gol perdido poderia ser fatal.

Aos 37, na maior chance do Vasco no jogo, Fágner cruzou e Nunes chutou prensado, com a bola caprichosamente batendo na trave. Nos acréscimos da partida, Conca arrancou e deixou Washington livre, sem goleiro, para matar a jogo e quebrar o jejum. O atacante perdeu mais um gol claro e aumentou o jejum para 13 jogos.

A vitória levou o tricolor a 61 pontos, mantendo a liderança, 1 ponto a frente de Corinthians e Cruzeiro, que também venceram partidas difíceis hoje, contra São Paulo e Vitória, respectivamente. O Flu agora tem um jogo teoricamente mais fácil na próxima rodada, contra o quase rebaixado Goiás, enquanto paulistas e mineiros se matam em um confronto direto.

Mesmo estando todo o 2º turno com desfalques a todo momento e sem Fred e Emerson em todas as partidas, além de estar sem Deco também, o Fluminense de Muricy, com garra, conseguiu manter a liderança, agora já por 20 rodadas. Reforçado por Fred, Emerson e Deco na reta final e com uma tabela menos complicada que os seus adversários, o Flu pode conquistar o seu terceiro título brasileiro.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Christiano Abreu Barbosa

    [email protected]

    BLOGS - MAIS LIDAS