Definição do Estaleiro do Açu vai agitar o mercado nessa quarta
Esdras

Essa é para quem torce pelo progresso da região dormir feliz e para quem é contra perder o sono. Sintomaticamente, após o presidente da Hyundai Heavy Industries (HHI), Jai Seong Lee, visitar o Super Porto do Açu, em uma reunião de diretoria da OSX, por volta das 19h, no Rio de Janeiro, foi batido o martelo: o estaleiro do grupo será, irreversivelmente, instalado no Açu. A notícia foi oficializada ao mercado.

O estaleiro terá um píer de 2,4 mil metros e será 70% maior que o desenho original do projeto, que a empresa pretendia construir em Biguaçu (SC), segundo relato da OSX à Comissão de Valores Mobiliários.

Segundo o plano de negócios da companhia ela poderá processar 180 mil toneladas de aço por ano em sua fase inicial, podendo ser expandida até a 460 mil toneladas.

A construção do estaleiro, da qual participará a sul-coreana Hyundai, dona de 10% do capital da OSX, deverá movimentar US$ 1,7 bilhão segundo os planos iniciais da empresa.

Os estudos de impacto ambiental estão em "fase avançada de análise técnica" por parte das autoridades competentes, o que faz empresa aguardar o licenseamento para abril de 2011.

A OSX explicou na nota ao mercado que decidiu instalar o estaleiro no Rio de Janeiro pela possibilidade de ampliar o píer, que poderia chegar até 3.525 metros e a possibilidade de oferecer mais serviços, incluindo reparos para outras empresas do setor, por estar localizado no complexo industrial de Porto do Açu, que também é de propriedade de Eike Batista.

O complexo industrial, atualmente em construção, abrigará várias empresas siderúrgicas, cimenteiras, metalúrgicas, um terminal portuário para o embarque de ferro e carvão, entre outras empresas.

Sobre o autor

Esdras

[email protected]

BLOGS - MAIS LIDAS