Quanto vale um sorriso?
bethlandim 25/11/2010 16:02

Quando criei o  projeto  HumanISE em 2009, no  ISECENSA, com o Curso de Enfermagem, não pensei o quanto teria de aprendizado pessoal! Pensava mais em ajudar, em levar um sorriso a quem precisasse.

Ledo engano, hoje tenho a plena certeza que aprendi muito mais do que dei!

As coordenadoras Aline Marques (Enfermagem) e Beth Rocha (Laboratório de Arte e Cultura), junto aos alunos do Curso de Enfermagem do ISE, percorrem as enfermarias dos Hospitais de Campos com o projeto HumanISE, que visa levar alegria, descontração, carinho, música e poesia aos doentes hospitalizados de nossos hospitais.

Mas acima de tudo, este projeto visa a humanização do enfermeiro, pois penso que o diferencial de um profissional é o seu lado humano.

Na enfermagem este enfoque vem de sobremaneira acompanhado da cura e da melhora do paciente, pois o carinho é um remédio “fenomenal"!

Saint Exupéry nos leva a refletir sobre as nossas atitudes diante do próximo, quando nos diz...

"Vida... Cada um que passa em nossa vida passa sozinho... Porque cada pessoa é única para nós, e nenhuma substitui a outra... Cada um que passa em nossa vida passa sozinho, mas não vai só... Levam um pouco de nós mesmos e deixam um pouco de si mesmos. Há os que levam muito, mas não há os que não levam nada. Há os que deixam muito, mas não há os que não deixam nada. Esta é a mais bela realidade da vida...

A prova tremenda de que cada um é importante e que ninguém se aproxima do outro por acaso!"

Portanto é muito bom termos um pedacinho de cada um dentro de nós! Pois sempre é tempo de aprendizado, de doação, de carregar conosco, o pedaço que ficou!!!

Uns deixam muito! Outros ficam intrinsecamente misturados a nossa alma e isto faz a grande diferença no que somos, pensamos e fazemos, pois somos esta amálgama constante deste encontro, do nosso EU e do Outro .

Que possamos sempre tirar um tempinho de nossas vidas atribuladas,

para levar um sorriso, um afago, uma leitura a quem precisa!

Que possamos sempre dividir solidariedade e multiplicar alegria, sensibilidade e afeto porque às vezes o nosso pouco se torna muito pra quem nada tem!!!

Você pode! Nós podemos !

Tudo é uma questão de ATITUDE!!!

Basta querer!

Pois quanto vale um sorriso?

Pra mim não tem preço, pois o sorriso é a expressão mais leve da alma!

E pra você, quanto vale um sorriso?

Com afeto,

Beth Landim

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Elizabeth Landim

    [email protected]

    BLOGS - MAIS LIDAS