Quem não se lembra daquele piquenique?
bethlandim 12/11/2010 23:05

 

Quem nunca fez um piquenique? O piquenique nos remete ao frescor da liberdade que a infância nos traz, pois quantas e quantas vezes nos sentamos embaixo daquela árvore frondosa (a de jambo da fazenda) que fica com o chão cheio de suas flores rosa, com a toalha da mesa florida ou de xadrez, as frutas, os pães de queijo, os bolos, todos feitos no fogão à lenha, as flores, que não podem faltar, e o mais importante, a farra ao redor desta mesa tão simples e tão poderosa que nos traz a alegria da convivência, do desprendimento, do improviso, das gargalhadas, dos gritos e do falatório de cada um querendo contar suas estórias!

Aliás, o fogão à lenha é outro ingrediente interessantíssimo da fazenda! A comida ali cozida vai aos poucos ficando pronta e saborosa. No ponto! Assim como deveriam ser os nossos sentimentos e conquistas. Devagarzinho, aos poucos, nos mistérios que nos fazem suspirar, até chegarem à maturidade sem perder o frescor da juventude.

É clima de festa na floresta, cheiro de frutas, flores, borboletas, gravetos, onda romântica que enche os olhos e dá água na boca!

Sentir o cheiro da brisa, da terra molhada que a chuva acariciou colocar os pés nos chão, nos faz mais simples, mais felizes, menos complicados!!

  É desse descomplicar que precisamos tanto!! As horas do relógio parecem não passar, o tempo é medido com o pôr do sol. E quando ele se aproxima o entardecer com suas cores azuis, vermelhas, laranjas e rosas, se enchem para nos brindar com a tarde noite que vem chegando!

O piquenique é só um pretexto para nos juntarmos! Uns vão a cavalo (adoro cavalgar), outros de charrete, mas todos com o mesmo entusiasmo e sentimento. Conversar, rir, rolar na relva, sentir o aconchego dos amigos, dos filhos, da família, do alvoroço singular que é estar sorrindo para a vida, sem hora, sem tempo, simplesmente descomplicado!

E ao cair da noite, o céu se abre como uma festa, para as estrelas apreciarmos. Cada estrela é única e possui seu brilho e beleza singular!

A lua é outro capítulo a parte e com seus mistérios nos enche de inspiração!

Nada mais apropriado do que acender então a fogueira e se aquecer nos braços e no calor que queima não só a alma, mas todo o corpo.

E aí entra no show do céu a viola e o violão. E as músicas que começamos a cantarolar parece que vão nos enchendo e ecoando nos bosques e arredores, chamando todos os bichos para juntos apreciarmos aquele presente de Deus! E então, nossos pensamentos vão longe, vão fazer morada no ser amado!

Um copo de vinho para brindar a alegria do descomplicar, a felicidade que é colocar os pés no chão, se encharcar com a chuva que cai e então, poder voltar pra casa...

Na chuva, na praia ou na fazenda, seja em qualquer lugar, vale a pena o piquenique!

Uns podem achar que é cafona, mas digo lá, é porque estas pessoas não conhecem a simplicidade da vida ... do descomplicado que traz a alegria dentro de si, do improviso...

Os sons da natureza nos fazem muito bem! Os sons dos pássaros, da água, do vento batendo nas folhas são naturalmente regeneradores!

            Por isso é que a simplicidade e a musicalidade do sertão nos fazem tão bem!

            Sentir o cheiro da terra, o canto dos pássaros, o barulho da água corrente, o vento que acaricia as plantas, enfim, a simplicidade da vida que se forma, tão bela por ser SIMPLES!

            Sinto falta da sinceridade da alma do sertão, da fé daqueles que acreditam na terra, na simplicidade das respostas, em Deus que tudo vê e provê!

É como nos diz a música de Victor e Léo – Deus e eu no sertão: “Nunca vi ninguém, viver tão feliz, como eu no sertão. Perto de uma mata e de um ribeirão. Casa simplesinha, rede para dormir, de noite um show no céu, deito para assistir...”.

Não há solidão, queima lenha no fogão e junto ao som da mata nossos ouvidos começam não só a ouvir os grilos, o grunhir dos sapos e os cantos dos sabiás, mas aprender principalmente a OUVIR!

Ouvir o outro, ver o outro, enxergar a beleza da vida, SIMPLESMENTE DESCOMPLICADA!

E aí termino cantando...

E a vida, e a vida o que é meu irmão? A vida é para ser vivida! É a beleza de um coração!

Então bom piquenique pra você neste feriado!

Com afeto,

Beth Landim

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Elizabeth Landim

    [email protected]

    BLOGS - MAIS LIDAS