Tropa de Elite 2 é imperdível
Christiano 11/10/2010 20:09

O filme Tropa de Elite 2 teve desempenho espetacular no seu final de semana de estréia no país, sendo assistido por 1,25 milhão de espectadores. A marca atingida pelo filme de José Padilha quebra vários recordes:

- É o maior público de estréia nacional do ano, superando "Chico Xavier", que teve 585 mil - É o maior público de estréia do ano, superando "Crepúsculo - Eclipse", que teve 1,185  milhão - Superou de longe "Tropa de Elite 1", que fez 178 mil na estréia. Em compensação, estima-se que em cópias piratas "Tropa de Elite 1" tenha sido assistido por 11 milhões de brasileiros - É o maior público de estréia desde a retomada do cinema nacional, superando "Se eu Fosse Você 2" - É a quinta melhor estréia da história dos cinemas no Brasil, somente sendo ultrapassado, por ordem, por "Homem-Aranha 3", "Crepúsculo - Lua Nova", "Homem-Aranha 2" e "Homem-Aranha" . Tropa de Elite 2 ficou a frente de todas as versões dos filmes ''Era do Gelo'', ''X-Men'', ''Harry Potter'', ''Shrek'', ''Piratas do Caribe'' e ''Matrix'.

Em Campos, a disputa pelos ingressos é intensa. Filas têm se formado desde as primeiras horas atrás das entradas. As vendas antecipadas já atinge vários dias a frente, com muitas sessões lotadas.

No final de semana, sessões extras foram feitas à meia-noite para dar maior vazão à procura de ingressos.

Quem consegue assistir, não se decepciona e faz valer a procura. Como filme, Tropa de Elite 2 é bem superior ao primeiro da série, ainda que em ação propriamente dita, perca.

José Padilha vai fundo no submundo da polícia e da política brasileira, mostrando todas as entranhas de um sistema corrupto e, no fundo, da moral do nosso país.

Se tivesse sido lançado antes da eleição, Tropa de Elite 2 deixaria muito político derrotado nas urnas. Ali, é possível identificar alguns estereótipos claros e substitui-los por alguns conhecidos políticos cariocas, um deles que já até está na cadeia.

O filme conta com uma atuação soberba de Wagner Moura e com atuações seguras do aspira André Ramiro, que fez "Tropa de Elite 1" e do cantor Seu Jorge, que fez "Cidade de Deus".

André Mattos faz  bem Fortunato, um apresentador de programa policialesco de televisão que vira um deputado corrupto.

O personagem mais engraçado é Fábio, policial corrupto já no "Tropa de Elite 1", muito bem interpretado por Millhen Cortaz. Dele saem os bordões que deverão ficar populares, como, com todo o respeito:  "O cara se acha a pica da galáxia", "Quer me foder, me beija" e "Tá de pombagirice?!".

Sandro Rocha, que interpretou o policial Russo em uma cena única no primeiro filme, foi alçado a um dos vilões principais de Tropa 2: o major Rocha. E não faz feio, pelo contrário, é a revelação do filme. Ele arrebenta na cena de uma festa da milícia para os políticos. É dele o bordão "Cada cachorro que lamba a sua caceta".

No meu ponto de vista, que não é técnico, pois sou um mero espectador, como outro qualquer, Tropa de Elite 2 vale a pena cada segundo gasto para a compra do seu ingresso. É imperdível.

Atualização às 11h59 de 13/10/2010: Tropa de Elite 2 segue batendo recordes. Até ontem 2,4 milhões de espectadores assistiram ao filme nas salas de cinema em todo o país. Hoje, quarta-feira, dia oficial da promoção nos cinemas, este número deve chegar a 2,9 milhões de pessoas. Tudo leva a crer que será quebrado o recorde de "Se Eu Fosse Você 2," que fez 6,4 milhões de espectadores em 8 semanas em cartaz.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Christiano Abreu Barbosa

    [email protected]

    BLOGS - MAIS LIDAS