Nota Oficial da Prefeitura Municipal de São João da Barra
Esdras 30/10/2010 21:29
Decretos do Estado delimitam áreas do Corredor Logístico e revitalização da Lagoa do Veiga Dois decretos editados pelo governo do Estado, publicados ontem (sexta-feira, 29), no Diário Oficial, definem as áreas para as obras de drenagem das águas pluviais no Quinto Distrito, amparam ações de proteção ambiental na Região e estabelecem normas de uso do solo para a construção do Corredor Logístico. O conceito, inédito no Brasil, engloba além de rodovia, a construção de ferrovia, gasoduto, oleoduto, linhas de transmissão e instalação da infra-estrutura necessária para fazer a ligação do Porto e do Complexo do Açu, com o interior do Brasil. O decreto 42.675, de 28 de outubro de 2010, autoriza a desapropriação de pequenas áreas no entorno da Lagoa do Veiga – aonde não existem moradias, visando sua revitalização, com o objetivo de garantir o escoamento das águas pluviais em razão da impermeabilização de uma grande área, a partir da construção do Complexo Logístico. Essa sempre foi uma das preocupações da Prefeitura de São João da Barra. Já o decreto 42.676, demarca o trajeto do primeiro Corredor Logístico do Brasil, sendo que 80% dele ficarão no município de Campos dos Goytacazes e 20%, em São João da Barra. Segundo estudos realizados pelo governo do Estado, a quantidade de pessoas atingidas por ambos os decretos é mínima. No entorno da Lagoa do Veiga não há moradias. Com isso a desapropriação cria as condições necessárias para as obras de macro e mesodrenagem, aumentando a velocidade de escoamento das águas do canal Quitinguta. No conjunto de intervenções está a criação de um cinturão de saneamento. Essas medidas visam mitigar os impactos ambientais decorrentes do Complexo Industrial. Quanto ao decreto que estabeleceu as áreas para a construção do Corredor Logístico, o subsecretário de Estado de Projetos de Urbanismo, Vicente Loureiro, defende que a construção trará inúmeros benefícios e a valorização do entorno. Loureiro explicou que o conceito de Corredor Logístico, inédito no Brasil, implica na garantia de uma faixa de domínio de 250 a 300 metros, mais ampla que as rodovias comuns, cuja faixa é, em média, de 100 a 150 metros. Isso por conta dos sistemas que serão implantados, como rodovia, ferrovia, gasoduto, oleoduto e linhas de transmissão. “Essa obra beneficiará toda a região, favorecendo o setor logístico e tornando-se um núcleo de atração de negócios”, afirmou. A previsão é que o corredor corte praticamente todo o território do município de Campos dos Goytacazes, fazendo a intercessão do Norte Fluminense com os ramais rodoviários e ferroviários do Brasil. “O corredor vai conectar São João da Barra ao sistema rodoferroviário brasileiro, abastecendo o Complexo do Açu e gerando benefícios para todos, especialmente para o Município”, explicou o subsecretário. A prefeita Carla Machado lembrou que o Corredor Logístico, ao mesmo tempo em que fará a ligação com todo o interior do País, servirá para reduzir o movimento da BR-356, evitando que o fluxo para o Complexo comprometa o tráfego de veículos para São João da Barra, o que em períodos como o Verão poderia ser prejudicial. “Temos que nos preocupar com essas questões, especialmente com o desenvolvimento local, mas não podemos abrir mão de nossas tradições e vocações, como o turismo”, enfatizou a prefeita. Carla disse ainda que “todos ganham com o empreendimento e o Corredor Logístico trará desenvolvimento à Região”. - Todos esses benefícios fazem parte de um grande projeto de desenvolvimento local e regional, que visa fortalecer o Norte e o Noroeste Fluminense. Com isso, todos nós ganhamos, porque haverá uma grande demanda gerada pelos negócios na Região, fazendo com que o capital circule. E isso é importante para o crescimento e desenvolvimento, concluiu Carla.

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