UM A ZERO
bethlandim 25/10/2010 18:14

Pensei muito antes de escrever estas linhas ... de expor minhas dores, meus sentimentos e medos! Mas não posso me permitir não dividir informação, prevenção e um pouco de experiência!

Falo do câncer! Muitas vezes encontramos pessoas que até evitam falar a palavra “câncer”, por medo de contagio, ainda no século XXI, como se a palavra tivesse o dom de atrair a doença!

O preconceito e o medo bloqueiam as pessoas. E não é raro acometer pessoas bem próximas e esclarecidas. Neste ponto posso falar, esta é a única forma que o contagio não ocorre! Desde 2003, foi diagnosticado um câncer de pele em meu nariz. De lá pra cá fiz cinco cirurgias. O câncer de pele não mata, MULTILA! Por isso, não mata. Temos que tirá-lo sempre para que não entre nas cartilagens, nos ossos, nos órgãos. Neste ano, após a última cirurgia, a biopsia apontou para neoplasia em uma das margens, ainda! E aí, o mundo desaba! E a gente começa a se perguntar por que? Porque comigo? Ter que fazer enxerto, retirar uma grande parte de seu rosto, mas acima de tudo conviver com o medo da reincidência, de não ter o controle e extermínio da doença.

A exposição excessiva ao sol é o principal fator de risco do câncer de pele. Pessoas que vivem em países tropicais como Brasil e Austrália, país com o maior registro de câncer de pele no mundo, estão mais expostos a esse tipo de doença. Uma doença que acomete 70% a 80% dos brasileiros.

Uma entrevista de José de Alencar me chamou a atenção. A cada nova cirurgia, seus médicos pensam que é a última, mas novos tumores apareciam. Ele poderia ter optado pelo pessimismo ou fraqueza, mas preferiu encarar a luta contra o câncer de frente, com coragem e uma pitada de bom humor.

Por isso escrevo, para as pessoas que ainda não alcançaram êxito. Não desanimem,  lutem sempre,  tenham fé e força para percorrer este caminho que por experiência sei que não é fácil. Porém o acreditar, o querer viver, o querer vencer, o emocional, são fatores preponderantes e incisivos no tratamento desta doença.

Peço sempre a Deus que ilumine os cientistas e os médicos, na cura desta doença. Que as grandes empresas se sensibilizem e envidem esforços para patrocinar cada vez mais pesquisas sobre o câncer!

E nesta hora, como faz toda a diferença o carinho, o afeto, a atenção, o aconchego, a segurança, a torcida da família, dos amigos. Poucas coisas no mundo são mais poderosas que um impulso positivo, um sorriso. Um mundo de otimismo e esperança, um “você consegue” quando as coisas estão difíceis. Tenham certeza, este é um dos mais fortes e melhores remédios em qualquer doença. Sentir-se amado, ver as pessoas estarem torcendo e rezando por você, te faz sentir mais forte para lutar. Lutar, SIM, porque depois de se perguntar o porquê (comigo esta fase sempre é bem pequena), começo a lutar. Digo pequena, porque não fico remoendo os problemas. Depois do impacto de qualquer notícia, reúno forças para tomar pé da situação, do problema e lutar. Como nos diz Santo Agostinho: “Enquanto houver vontade de lutar, haverá esperança de vencer.” Luto com todas as forças, não me entrego! Continuei a trabalhar enquanto fiz as sessões de radioterapia. Mudei muito pouco minha vida, somente quando ia fazer as sessões, e os limites que elas me impunha! Realmente limites doídos, sofridos! Fora isso continuei a viver, a lutar muito, a trabalhar sempre, a sentir o carinho da família e dos amigos, algo indispensável em minha vida!

Uma coisa mudou, passei a rezar muito mais e é dessa experiência de fé, que tanto me marcou, que quero testemunhar! Conversei muito com Jesus, pedi muito. Às vezes pensamos até em não ser merecedores! Mas para Jesus não existe isto! E depois da nova biopsia, dos seis meses de tratamento, senti a graça da cura, que é algo indescritível!

Sentir a liberdade de estar curada, a graça que aquece nosso coração por nos sentirmos amados por Deus, muda muito nossos pensamentos, ações, nosso tempo, nossa vida!

Meu enxerto seria muito grande, assim como grande é o meu sentimento de gratidão, pelas inúmeras palavras recebidas durante este período! Temos que a cada dia olhar para tudo que diferente surge em nosso corpo. O tempo de descoberta para o câncer faz toda a diferença no tratamento e na cura! Assim como a fé, o carinho e a oração também fazem a diferença em nossa recuperação. Nos sentimos mais fortes, quando vencemos esta horrível doença! Portanto não descuide nunca! Lutar e Rezar Sempre! 1 X 0 pra mim. Venci a primeira batalha, pois temos que fazer o acompanhamento. A eminência da reincidência sempre existe, mas a alegria de viver e lutar deverão estar sempre em nossos pensamentos! Não desanimemos nunca, viver é dom precioso que Jesus nos deu!

Um outubro rosa para todos, de bons pensamentos, muita fé, persistência e saúde !!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Elizabeth Landim

    [email protected]

    BLOGS - MAIS LIDAS