Para muitas autoridades em marketing, a internet é o futuro da publicidade. Para alguns, é a reconstrução do vendedor porta a porta, em sua versão moderna.
Quando navegamos pela rede, estamos acessíveis a vários tipos de mensagens, e se bem feitas, prendem nossa atenção e a partir daí, o processo é simples. Sacamos o cartão, ou imprimimos o boleto e esperamos pelo produto no conforto do nosso lar.
Por isso, as empresas que querem alavancar suas vendas não devem deixar essa ferramenta de lado.
Mas a publicidade pela internet pode causar alguns problemas, entre eles o mais grave é, devido ao surgimento de vários meios de comunicação, e não mais somente a TV e o rádio, pode causar a fragmentação da mensagem. Ou seja, para cada formato, um modelo de propaganda diferente. Isto causa confusão, podendo “cortar” a propaganda ao meio, e até se contradizer.
É importante principalmente para quem está começando, buscar o acompanhamento de um profissional especialisado. Fazer um site, ou marketing direto (através de e-mails, por exemplo) pode parecer simples. Mas o problema é justamente este, pois sites com muitas informações, cores e banners, geralmente causam dispersão e não atraem a atenção para seu produto.
Por isso, é importante usar a internet como ferramenta a favor, tomando muito cuidado, como tudo relacionado ao marketing, pois pode levar a empresa de esperança e promessa de vendas, ao abismo.