Vendas sadias
Pexe 16/08/2010 09:53

Para muitas empresas, simplesmente o ato de vender bem, significa lucrar.

Mas, a realidade é outra, pois lucro não está somente ligado as vendas, e sim, as margens praticadas.

De nada adianta os vendedores saírem vendendo como loucos, preocupando-se apenas em baterem suas metas particulares, utilizando margens baixas, muitas vezes nem empatando, somente perdendo. Não se deve calcular apenas o custo dos produtos, pois para fazer uma venda, é necessário saber o valor de todos os serviços prestados, desde o cafezinho até a mão-de-obra.

Outro erro comum que acontece é fazer vendas para clientes que estão ou tem grande potencial de se tornarem inadimplentes. No fundo, os vendedores sabem ou pelo menos deveriam saber quem são estes clientes.

Muitos vendedores com o intuito de vender, acabam forçando a venda, passando por cima da parte de crédito da empresa, ou seja, empurrando o problema para outro departamento.

Além do disse me disse, causando constrangimento dentro da empresa, o prejuízo é dobrado. Você não recebe, gasta com advogados, perde o cliente e ainda, sairá como vilã, com fama de empresa encrenqueira e complicada para se comprar.

Quantas empresas conhecemos que possuem valores altos em cheques sem fundos, que poderiam investir em estoque ou em seu caixa?

Outro assunto delicado é sobre as empresas que escolhem investir em estoque e não possuem um caixa sadio. Se pensarmos melhor, é mais fácil comprar os produtos quando necessário (tendo caixa), pois acontece na hora, do que vender os produtos em estoque (o que não depende só da empresa).

Procure alinhar com sua força de vendas, as ações e normas vigentes na empresa, pois ela é a linha de frente, e trace a melhor estratégia para ser uma empresa forte, com dinheiro em caixa, assim você poderá negociar melhor as suas compras e não aceitar qualquer tipo de vendas.

Para muitas empresas, simplesmente o ato de vender bem, significa lucrar.

Mas, a realidade é outra, pois lucro não está somente ligado as vendas, e sim, a margem praticadas nelas.

De nada adianta os vendedores saírem vendendo como loucos, preocupando-se apenas em baterem suas metas particulares, utilizando margens baixas, muitas vezes nem empatando. Somente perdendo. Não só calculando-se o custo dos produtos, pois para fazer uma venda, é necessário calcular todos os serviços prestados, desde o cafezinho até a mão-de-obra.

Outro erro comum que acontece é fazer vendas para clientes que estão ou tem grande potencial de se tornarem inadimplentes. No fundo, os vendedores sabem ou pelo menos deveriam saber quem são estes clientes.

Muitos vendedores com o intuito de vender, acabam forçando a venda, passando por cima da parte de crédito da empresa, ou seja, empurrando o problema para outro departamento.

Além do disse me disse, causando constrangimento dentro da empresa, o prejuízo é dobrado. Você não recebe, gasta com advogados, perde o cliente e ainda, sairá como vilã, com fama de empresa encrenqueira e complicada para se comprar.

Quantas empresas conhecemos que possuem valores altos em cheques sem fundos, que poderiam investir em estoque ou em seu caixa?

Outro assunto delicado é sobre as empresas que escolhem investir em estoque e não possuem um caixa sadio. Se pensarmos melhor, é mais fácil comprar os produtos quando necessário (tendo caixa), pois acontece na hora, do que vender os produtos em estoque (o que não depende só da empresa).

Procure alinhar com sua força de vendas, as ações e normas vigentes na empresa, pois ela é a linha de frente, e trace a melhor estratégia para ser uma empresa forte, com dinheiro em caixa, assim você poderá negociar melhor as suas compras e não aceitar qualquer tipo de vendas.

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