Primeira impressão:aparência.
Pexe 02/08/2010 08:42

É importante compreender que nossa atenção é despertada inicialmente pela aparência. Por isso, ela é fundamental. Isso é fato.

A aparência expressa o perfil de uma pessoa, como sua condição cultural e social, e fazendo uma analogia, é isso que acontece com a aparência de seu comércio. Ou seja, ela é uma importante forma de comunicação.

Mas é necessário ter coerência. Você provavelmente não vai a um churrasco de terno e nem num casamento de bermuda e chinelo. Assim, se seu produto é popular, não adianta uma loja muito chique, onde seu público alvo sinta-se desconfortável.

Assegure-se que seu ambiente de trabalho esteja de acordo com o que oferece e organizado. Esconda os arquivos confidenciais para evitar constrangimento e não deixe o café e a comida em cima de sua mesa, evitando ser pego de surpresa.

Comunique-se claramente com seu cliente. Fale num ritmo moderado e dentro do volume que a situação pede. Atualmente os clientes esperam o máximo dos vendedores, achando que eles representam a capacidade, humildade e, principalmente a honestidade.

Esta última pode ser uma grande vantagem. Em relação aos comerciantes de carro, por exemplo, ainda existe a falsa idéia de que sempre querem levar vantagens ou estão nos trapaceando. É assim desde os desenhos animados, onde a figura deste vendedor é aquela de barba por fazer e charuto na boca.

Os vendedores que são expertos tiram vantagem deste fato, pois mostram justamente o contrário. Num ramo onde os clientes ficam desconfiados, um vendedor atencioso faz toda a diferença, transformando-se em uma grande vantagem competitiva.

Pratique o pós venda e acompanhe o carro de seu cliente nos primeiros meses. Ligue perguntando se está contente com a compra e se tem reclamações ou sugestões. Faça uma média de quantos km ele anda por mês, assim você saberá quando estiver na hora de trocar o óleo do motor, podendo ligar para avisá-lo. Ações que nenhuma ou poucas concessionárias fazem.

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