Atendimento ao cliente.
Pexe 21/07/2010 09:05

Atender bem o cliente, não significa apenas sorrir, escutar reclamações ou fazer trocas e devoluções, e sim, oferecer produtos e serviços que satisfaçam seus desejos e necessidades.

Para que esta atitude seja tomada pelos vendedores, que estão na linha de frente, e por toda a empresa, é fundamental que o exemplo venha de cima. Se tratando de pequenos e médios comércios, muitos clientes conhecem o gerente ou até o dono, e esperam ser reconhecidos por eles, atendidos e terem suas ligações respondidas. Se a diretoria não der o exemplo, os funcionários também não o farão.

Evite ser muito burocrático nas tomadas de decisões, treinando e capacitando a força de vendas para que possa tomar atitudes no ato, sem que seus consumidores esperem muito tempo por isto, pois o tempo é escasso, e a rapidez no bom atendimento faz a diferença.

Lembre-se que um cliente satisfeito conversa, em média, com 5 pessoas sobre o seu comércio, enquanto que um insatisfeito conversa com 20.

O atendimento é uma importante ferramenta administrativa e de marketing, pois cliente satisfeito é um cliente fiel, e o ajudará a defender sua marca.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Fábio Pexe

    [email protected]

    BLOGS - MAIS LIDAS