Vendas diretas!
Pexe 02/07/2010 09:06

Apesar das vantagens claras das vendas diretas, como poder sanar as dúvidas e contornar as dificuldades dos consumidores no momento em que aparecem, elas são consideradas as mais caras ferramentas de comunicação.

Manter uma equipe de vendas que valha realmente a pena exige treinamento, transporte, mão-de-obra, tempo de espera e controle (relatórios e afins).

Mas não há dúvidas que uma equipe de vendas diretas, onde acontece o contato pessoal entre vendedor e cliente, dispondo de estrutura e bem treinada, talvez seja o modo mais eficaz.

Algumas técnicas para uma venda eficaz consistem em prospectar seus clientes, conhecendo-os melhor e segmentando-os. Depois use uma pré-abordagem direta, tentando tirar as informações que você ainda não possui.

Assim, apresente e demonstre o produto interessado pelo cliente, de modo claro e objetivo, estando preparado para superar as objeções, que com certeza, irão acontecer. Feito este processo não perca a chance de fechar a venda, que tem que ocorrer na hora certa. Estamos cansados de ver vendedores que perdem a hora certa de fechamento, não perguntando “e ai, fechado?!” e o cliente vai embora, para “pensar” mais um pouco.

Por fim, o mais importante é o pós-venda. Acompanhe se o produto realmente superou as expectativas do cliente, escute suas reclamações, sugestões ou elogios, assim saberá o que fazer na próxima venda.

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    Fábio Pexe

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