Dicas para começar um banco de dados.
Pexe 01/07/2010 09:34

A ficha cadastral dos clientes podem e devem ser usadas nas pequenas empresas ou pequenos comércios, como banco de dados, o que é extremamente necessário para conquistar e fidelizar os clientes. Isto é fato.

Conhecendo realmente os clientes, saberá o que oferecer, quando e como. Além do fato de saber suas particularidades, como um verdadeiro amigo.

Algumas dicas simples, para quem está começando montar um  banco de dados são, primeiramente muita atenção ao tratamento dado ao cliente. Em relação à idade por exemplo, usar senhor ou senhora, se o cliente realmente merecer este tratamento. No caso dos jovens, usar estes tratamentos mostra total desconhecimento do cliente.

Cuidado com os nomes, pois alguns podem estar errados, ou serem dúbios, usados tanto para homens com para mulheres, por isso os dados devem ser específicos e detalhados.

Informe apelidos (e se a pessoa gosta de ser assim chamada), telefones, endereços, aniversários, email, enfim o máximo que puder. Pode ter certeza que, em mãos certas, estes dados serão mais do que simplesmente usados para mandar promoções. O local de moradia, por exemplo, serve de referência para a classe social.

Por último, evite duplicar dados, ou dados sem significado algum. Cuidado para não enviar as mesmas promoções para as mesmas pessoas, uma endereçada ao trabalho e outra a residência.

Isso é um começo, mas que evita danos futuros, como mão-de-obra e custos para a limpeza de dados errados.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Fábio Pexe

    [email protected]

    BLOGS - MAIS LIDAS